As mudanças criadas com a reforma da Previdência tornaram o sonho da aposentadoria bastante distante para os brasileiros. Entretanto, existem algumas categorias profissionais que ainda podem conseguir esse benefício de forma antecipada, ou seja, mais cedo que os demais.
Leia mais: Renda extra na aposentadoria: investimentos devem entrar no planejamento
Essa oportunidade algumas vezes está prevista por lei, mas em outros casos é apenas uma convenção entre aqueles profissionais. Neste segundo caso, é preciso se planejar com antecedência e prever o tempo que ainda resta para exercer a profissão e ganhar dinheiro.
5 profissionais que se aposentam mais cedo
Se você tem o sonho de se aposentar mais jovem e aproveitar o resto da vida com mais tranquilidade, conheça algumas carreiras para considerar seguir.
1. Aeronautas
Trabalhadores que exercem atividades a bordo de aeronaves, como pilotos e comissários, têm direito à aposentadoria especial. A constante variação de pressão atmosférica à qual eles ficam submetidos pode gerar prejuízos à saúde, o que justifica a concessão antecipada do benefício.
2. Bombeiros
Bombeiros civis e militares podem usufruir da aposentadoria após 25 anos de atividade nessa profissão, considerada perigosa. Contudo, é preciso estar atento às mudanças instituídas pela reforma, que atingem quem começou a contribuir a partir de novembro de 2019.
3. Eletricistas
Por exercerem uma atividade que oferece riscos à saúde e até à vida, os eletricistas podem se aposentar após 25 anos de recolhimento.
4. Modelos
Embora não haja uma legislação que abranja essa profissão, a aposentadoria no mundo da moda costuma vir mais cedo. Em geral, um modelo na casa dos 30 anos já começa a pegar poucos trabalhos, por isso é importante poupar dinheiro enquanto está no auge da carreira.
5. Atletas
Assim como os modelos, os atletas também se aposentam mais cedo sem nenhuma lei específica. O motivo é que o rendimento vai caindo durante o tempo, então vale a mesma dica de economizar dinheiro para o futuro.