A ciência conseguiu entender como as diferentes emoções reagem no cérebro e no caso da paixão, a dopamina e a oxitocina costumam disparar. São substâncias que elevam o humor e resultam até em batidas mais aceleradas do coração. No entanto, essa não é a única maneira de diferenciar amor de uma paixão passageira, sem muito vínculo afetivo.
Veja também: Cinco coisas indicam que o fim do relacionamento está próximo
Apesar de refletir, perceber quem é a pessoa certa para estar ao seu lado, pode parecer um desafio. Contudo, uma forma de não se arrepender de uma relação vem do hábito de não tomar decisões precipitadas. Respeitar as etapas de um relacionamento, ou seja, primeiro conhecer, entender as semelhanças e diferenças, para depois assumir algo, vale a pena.
Observe quatro situações para entender se o que você sente é amor ou apenas paixão :
O amor não aparece de repente
Provavelmente você já ouviu a expressão ‘’amor à primeira vista’’, porém, apesar de haver essa possibilidade, ela é rara e reduz a proximidade apenas à aparência. Se alguém aparece se declarando prontamente, desconfie que há mais carência do que um sentimento verdadeiro nas palavras. Já a paixão, acontecer dessa maneira rápida e sem justificativas.
No amor a sinceridade é uma constante
O amor é duradoura e um sentimento que se constrói ao longo do tempo, traduzindo-se de diversas formas. Se a pessoa não finge ser o que ela não é para te agradar e sabe se posicionar, pontuando a diferença dos dois, demonstra interesse genuíno. Ao contrário dessa demonstração genuína, a paixão muda rapidamente e pode acabar em pouco tempo.
A atração vai além da aparência
Quando o outro valoriza suas qualidades, além da estética, transmite cuidado e um olhar atento típico de quem ama. Na paixão, o futuro é incerto e por isso não há preocupação em considerar os pontos positivos de alguém.
Amar significa compreender o outro como ele é
Apoiar o desenvolvimento de quem está ao seu lado, é a maior demonstração de amor e assim como no tópico anterior, vem daqueles que preferem passar muito tempo em uma união.