scorecardresearch ghost pixel



CNH pode ser renovada pela internet; veja como fazer o serviço

A renovação da CNH pela internet já é possível em um estado. Confira onde a novidade está valendo e quem pode fazer o pedido a partir de agora.



O Departamento de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro lançou a modalidade de renovação da carteira de habilitação (CNH) que pode ser feita pela internet. Os motoristas conseguem dar entrada em todo o processo e online só devem comparecer aos postos presenciais para tirar a foto, cadastrar a biometria e pegar o documento.

Leia mais: CNH digital pode ser acessada via site e aplicativo; aprenda como

Os processos presenciais não mais dependerão de agendamento, o que é uma facilidade a mais para os motoristas. A mudança começou a valer na última segunda-feira, 4.

CNH pela internet

Com a novidade, os motoristas precisam apenas acessar a plataforma do Detran do Rio de Janeiro para começar o processo de renovação da CNH pela internet.

Outro detalhe interessante é que os condutores poderão escolher qualquer unidade do Detran para fazer as etapas presenciais, ou seja, pode ser aquele o posto de atendimento mais perto de casa.

O atendimento será por ordem de chegada. Apesar da novidade, o serviço pela internet só vale para os casos de renovação sem a necessidade de alteração dos dados da carteira anterior.

Em outras palavras, a renovação da CNH pela internet só vale para a do tipo simplificada. Nos demais casos, será mesmo preciso agendar o atendimento no Detran para resolver os demais detalhes.

Para valer a nova forma de emissão, a CNH deve ter sido emitida no estado do Rio de Janeiro. Apesar da facilidade, quem desejar renovar o documento de forma presencial também pode manter essa opção de serviço, mas nesses casos é necessário fazer o agendamento prévio.

Ao renovar o documento, é preciso pagar o Documento Único de Arrecadação do Detran (Duda) antes de acessar o site do Detran. A opção está na aba “Habilitação”. Ao acessá-la, basta ir em Renovação da Habilitação Simplificada e fazer a solicitação.

O motorista deve preencher alguns dados e confirmar as informações fornecidas ao sistema. Depois é só indicar o posto onde deseja pegar o documento.

Em “Documentos digitais”, imprima os formulários e compareça ao posto do Detran para as demais etapas do processo de renovação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário