scorecardresearch ghost pixel



Perigosos! Top 9 animais que mais atacam os seres humanos

Há uma vastidão de registros de acidentes provocados pela interação equivocada do ser humano com alguns animais considerados perigosos. Veja a lista.



A natureza é fascinante e deve sempre ser respeitada. Apesar de sua beleza, existem alguns animais perigosos para os seres humanos, os quais causam um grande número de acidentes todos os anos.

Veja também: Conheça 5 animais exóticos que vivem nas profundezas do mar

1 – Elefante

Elefante-africano
Elefante-africano

Sim, você não leu errado. A verdade é que os elefantes estão entre os animais que mais se envolvem em acidentes com humanos. Isso ocorre nas regiões da África e da Ásia de onde são naturais. No entanto, alguns exemplares presos em cativeiro também podem gerar incidentes em locais diferentes do mundo. A estimativa é de que 500 pessoas morrem por conta de ataques de elefantes, a maioria é caçador.

2 – Mosca Tsé-tsé

Mosca tsé-tsé
Mosca tsé-tsé (Foto: El País)

Você já ouviu falar na doença do sono? É um quadro grave de saúde que pode paralisar uma pessoa e até mesmo levá-la a óbito. O parasita que causa o mau vive no organismo da mosca Tsé-tsé, endêmica na região tropical da África.

3 – Cachorro

Como educar cães nervosos

Pois é, embora o cão seja considerado um animal dócil a ponto de ser criado dentro de inúmeras residências, ele pode provocar danos aos humanos. O que ocorre é que algumas raças maltratadas se tornam agressivas e atacam as pessoas

4 – Escorpião

Escorpião

Presente em todo o território brasileiro e no mundo, os escorpiões estão entre os animais mais perigosos para o ser humano. Isso ocorre porque eles possuem veneno, o qual pode até matar um adulto em circunstâncias específicas. Normalmente, os casos de ataque são motivados por acidentes, quando uma pessoa pisa ou encosta no animal.

5 – Animais mais perigosos: cobras

Cascavel
Cascavel

Embora muitas cobras ou serpentes não possuam presas inoculadoras de veneno, algumas são capazes de derrubar até elefantes com suas toxinas. No Brasil, podemos destacar quatro tipos de cobras venenosas: as cascavéis, as corais, as jararacas e a surucucu (pico-de-jaca).

Com exceção da última, que habita a região amazônica, todas as demais possuem representantes espalhados no Brasil inteiro. Ao se deparar com uma cobra, chame as autoridades competentes.

6 – Abelha africana

Abelha-africana
Abelha-africana (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)

Uma picada de abelha pode até doer e causar reação alérgica em quem tem sensibilidade. O problema está quando nos deparamos com um enxame de abelhas africanas. Um ser humano adulto pode vir a óbito se for atacado por centenas de abelhas, mesmo sem que seja alérgico.

7 – Taturana

Taturana
Taturana

Também conhecida como lagarta, a taturana possui diversos representantes e é um animal que pode causar graves danos à saúde devido às toxinas em sua parte externa, dos cílios que a compõem.

8 – Aranha-armadeira

Aranha-armadeira
Aranha-armadeira

A aranha armadeira está entre umas das aranhas mais perigosas, pois diferente das demais, ela tem um temperamento agressivo. Enquanto a aranha-marrom ataca como reação, a armadeira ataca apenas pela proximidade.

9 – Pernilongo

Pernilongo

O pernilongo e os mosquitos são os animais mais perigosos presentes no Brasil. Por carregarem doenças como dengue, zika, febre amarela, malária e tantas outras, eles são os maiores causadores de morte no país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário