O Nubank anunciou mais cedo nesta semana o recurso “caixinhas”, que promete facilitar a vida de quem guarda dinheiro na conta digital. A novidade foi bem recebida por analistas do BTG Pactual e do Goldman Sachs, que acreditam que ela pode ampliar o presença da fintech em produtos de investimento.
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Na mesma ocasião, a empresa também anunciou que apenas o saldo que ficar na conta por mais de 30 dias terá rendimento de 100% do CDI. Na terça-feira, 12, um dia após o anúncio, as ações do banco na bolsa de Nova York dispararam mais de 6%.
Os analistas do BTG Pactual avaliam que a alteração pode marcar o início da expansão do Nubank em produtos de investimento, movimento que deve diminuir os custos de captação pagos em seus depósitos.
“A mudança não será fácil, mas pode implicar um grande potencial de ganho”, dizem. Ainda segundo a equipe, a mudança podem resultar em queda de até 10% no rendimento gerado pelas contas, ou R$ 250 milhões em ganhos.
“Alguns podem ver este anúncio como um ‘copo meio vazio’, vendo a mudança na novas regras de depósito como tentativa de melhorar a rentabilidade, e indo na direção oposta direção da renomada abordagem centrada no cliente do Nubank. Mas se o aplicativo for lançado em de forma ordenada e transparente, deve ser vista como uma notícia positiva para a monetização, sem impactos relevantes na experiência do usuário”, acrescentam.
Já as “caixinhas” têm potencial para auxiliar na migração proativa de clientes da poupança de depósitos do Nubank para investimento em produtos. Na visão dos analistas do Goldman Sachs, a funcionalidade pode melhorar a educação financeira dos clientes.