Quem nunca recorreu à sabedoria dos mais velhos para descobrir a solução de alguma situação? Quando estamos com algum problema que afeta a saúde, perguntar para mãe ou avó qual a sugestão pode ser a melhor alternativa, pois quase sempre nos recomendaram algum tratamento ou orientação baseada em seus conhecimentos e experiências de vida.
Veja também: A verdade sobre o chá matador do diabetes: tem mesmo poder de cura?
Remédios caseiros, então, parecem possuir um manual farmacêutico, cheio de receitas, por incrível que pareça, muitas delas, sem comprovação científica, mas funcionam.
Conselhos de saúde da sua avó que funcionam e você pode acreditar
Chá de boldo ajuda na digestão
O boldo é uma erva comprovadamente benéfica para melhorar a digestão. Caracterizada pelo forte sabor amargo, mas eficaz para tratar problemas de má digestão.
De acordo com médicos, o chá de boldo funciona como diurético, reduzindo a acidez gástrica, indicado para quem tem esteatose hepática (gordura no fígado).
Batata crua para amenizar azia
Se sua avó recomendava comer batata crua para aliviar a azia, saiba que ela tinha razão, pois funciona mesmo. A batata também diminui dores no estômago, além de aliviar enxaquecas. Para o neurologista Paulo Nakano Frisa, a batata crua gelada pode ser usada sem contra indicações.
Vale destacar que além da batata, podemos contar com outros alimentos que possuem propriedades medicinais para reduzir o PH gástrico, como a maçã, banana e melão.
Usar açúcar para curar feridas
Pode parecer loucura, mas se a sua avó recomendou usar açúcar para acelerar a cicatrização de machucados, saiba que ela sabia o que estava falando.
A dermatologista Ana Célia Xavier, que trabalha no Hospital São Camilo, em São Paulo, afirma que usar esse elemento pode produzir um efeito benéfico em machucados. Pois o açúcar, principalmente o cristal, ajuda a absorver a umidade e reduzir a proliferação de bactérias.
Tomar chá de casca de cebola para resfriados
O chá feito a partir das cascas de cebola e alho são eficazes para diminuir os efeitos de gripes e resfriados. Fica fácil de entender, pois nas cascas estão presentes muitas propriedades nutricionais deste alimento.
Ou seja, tomando chá de cascas de cebola se beneficiará dos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, além de suas propriedades analgésicas, antivirais, vasodilatadoras e suas vitaminas e minerais.
Tomar canja de galinha
É um ótimo fortificante do corpo, principalmente após se recuperar de processos infecciosos. Quando o frango é cozido há a liberação de uma substância que estimula a expectoração de líquidos nos pulmões.