scorecardresearch ghost pixel



Curiosidade humana tem um lado sombrio e novo estudo mostra qual é

Existe um fator sombrio e perigoso presente na curiosidade humana. Descubra qual é ele e o que os cientistas falam sobre isso, conforme pesquisa publicada recentemente.



A curiosidade é uma das características humanas que possibilitou o desenvolvimento das pessoas com o passar do tempo. Aliada à capacidade de aprender e de ensinar, foi a curiosidade que possibilitou todos os avanços tecnológicos da última era, a descoberta dos elementos naturais e muito mais. O que seriam as navegações sem que houvesse a curiosidade? Talvez o ser humano ainda vivesse isoladamente de forma primitiva.

Veja também: Hábitos que vão dar um ‘glow up’ surpreendente na sua saúde mental

No entanto, um estudo recente mostrou que existe um lado pouco ortodoxo e até sombrio nessa característica das pessoas. A curiosidade pode até mesmo causar prejuízos para a saúde mental de um ser humano. Entenda melhor o assunto.

Pesquisa mostra lado sombrio da curiosidade humana

A pesquisa que mostrou o “defeito” da curiosidade foi publicada no periódico especializado Journal of Research in Personality. Nela, o leitor descobre mais sobre os conceitos de “curiosidade de privação” e de “curiosidade de interesse”.

O primeiro tópico fala de uma curiosidade que estabelece relação com o desejo de se livrar dos sentimentos ruins. Isso quer dizer que ela serve como uma ferramenta de combate às incertezas. Enquanto o segundo é curiosidade ligada à sede de aprender e descobrir coisas novas. Ou seja, a última gera prazer, enquanto a primeira foi a eleita como o lado sombrio do tema.

Por que a curiosidade pode ter um lado sombrio?

De uma forma resumida, as pessoas se sentem inquietas e angustiadas quando se deparam com algo que não tem uma solução clara e iminente. Esse é um tipo de curiosidade que leva às pessoas a experimentarem sentimentos de frustração, ansiedade e até de confusão. A falta de humildade é um dos fatores que levam ao problema.

Por não encontrar uma resposta clara aos seus questionamentos, as pessoas recorrem a artifícios que podem ser danosos para a mente. Entender que nem sempre o ser humano pode saber de tudo é um ato libertador e até saudável para a mente.

Vale lembrar que, no geral, a curiosidade é positiva e faz com que as pessoas caminhem na direção do desenvolvimento. Porém é preciso ter inteligência para se adaptar e compreender o meio no qual vive.




Voltar ao topo

Deixe um comentário