O saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo De Serviço (FGTS) ainda está valendo, mas está com um alerta ligado para quem tem dinheiro em conta e ainda não fez o saque. As pessoas que não fizeram absolutamente nenhuma movimentação dos valores têm só este sábado, 6, para fazê-lo.
Veja também: Quanto você recebeu de lucro do FGTS? Veja como consultar pelo celular
Do contrário, todas vão acabar ficando sem o dinheiro.
O cidadão não vai perder o dinheiro totalmente, mas sim o direito de sacá-lo, uma vez que a quantia vai retornar para a conta do FGTS. Após isso, ele só poderá ser sacado pelos moldes tradicionais do fundo. A Caixa Econômica Federal acredita que vão ser devolvidos mais R$ 9 bilhões às contas.
Lembrando que todos os valores estão corrigidos. Estes são os montantes das contas pessoais das pessoas que não fizeram nenhum tipo de movimentação. Isso significa que quem fez uma motivação, ainda que mínima, não precisa se preocupar.
São consideradas movimentações:
- Saques;
- Transferências;
- Retiradas.
O valor pode ser qualquer um, além disso, você pode fazer algumas dessas ações de um valor mínimo só para não ver seu dinheiro ir embora.
Ainda há um grupo de pessoas que não pode receber o valor do depósito extraordinário de forma automática e que precisou solicitar o dinheiro manualmente.
No caso dessas pessoas, a Caixa não vai recolher o dinheiro, então elas não precisam ter pressa para mexer no dinheiro. Vale lembrar que o valor de mil reais da Caixa não é exatamente para todos. Estamos falando do valor máximo que uma pessoa pode sacar da quantia que tiver no FGTS. Se a pessoa tiver menos, irá sacar menos.
O valor visa ajudar o país a fomentar o comércio, pois é oferecido para que as pessoas possam ter um pouco mais de poder de compra diante da crise que estamos enfrentando hoje.
E se você está se perguntando se há algo que possa ser feito no caso de a pessoa perder a data, há apenas uma chance: o cidadão poderá fazer uma solicitação do valor, mas é isso só pode ser feito até 15 de dezembro deste ano.
Se ele deixar passar essa data, não há mais o que fazer. Dessa forma se encerra a forma de pegar qualquer dinheiro do FGTS, a não ser que seja pelos modelos mais famosos. Os famosos o saque-rescisão e o saque-aniversário.
No saque-rescisão, por exemplo, você pode sacar o dinheiro quando sair do seu emprego. Também é possível sacá-lo todos os anos no mês do seu aniversário, pois a Caixa paga uma porcentagem do valor que você tem na sua conta do FGTS nessas ocasiões.