Ilusão de ótica surpreende ao sumir da vista e retornar no sentido horário

As imagens de ilusão de ótica se tornaram populares pela internet no mundo inteiro. Elas são ótimas ferramentas para testar as capacidades de interpretação do cérebro humano.



Uma ilusão de ótica de 2005 retornou à internet recentemente e ganhou destaque em algumas publicações nas redes sociais. Trata-se de um desenho com algumas circunferências lilases e que proporciona o efeito de desaparecer bem diante de seus olhos.

Veja também: Encontre o erro na imagem: você tem apenas 15 segundos para concluir o desafio

Tudo o que você precisa fazer é olhar atentamente para a cruz preta que existe no centro da imagem. Olhe fixamente para ela por alguns segundos e os círculos roxos vão começar a desaparecer gradativamente. Depois de algum tempo eles tendem a retornar ao campo de visão em sentido horário.

Ilusão de ótica engana a visão e confunde o cérebro

Essa ilusão foi descoberta pela primeira vez por um especialista no assunto chamado Jeremy Hinton. Ainda em 2005 o rapaz encontrou o desenho com 12 discos de cor lilás e percebeu que eles somem e reaparecem em sentido horário como se fosse algum tipo de bruxaria.

Claramente a imagem não estava enfeitiçada, ela só produziu um efeito de ilusão de ótica muito comum. Quando a visão concentra o foco em apenas um ponto, o restante perde a prioridade de interpretação. As cores dos discos se misturam com o fundo do desenho e isso faz com que eles desapareçam.

Você também pode perceber um espaço vazio entre as circunferências. Essa pequena lacuna é o que faz as formas sumirem e voltarem à visão de um no sentido horário de movimento.

Ilusão recebeu o nome de Lilac Chaser

O nome dessa ilusão de ótica é “Lilac Chaser” e ela ficou muito famosa desde o momento de sua descoberta. Até hoje ela é objeto de estudos por cientistas da mente que buscam entender como o cérebro processa as informações do meio em que a pessoa habita.

Vale ressaltar que existem inúmeros testes e desafios que envolvem efeitos ilusionistas percorrendo os corredores virtuais das redes sociais. Aqui mesmo você pode encontrar diversas outras opções interessantes para testar as capacidades do seu cérebro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário