Milhares de profissionais de todo o país receberam em julho a notícia de que o governo pagaria um auxílio mensal de R$ 1 mil. Os contemplados foram os caminhoneiros autônomos e os taxistas, grupos que enfrentam dificuldades com a alta nos preços dos combustíveis.
Leia mais: Fim do Pix? Banco Central anuncia nova plataforma financeira
O dinheiro para pagar seis parcelas mensais até dezembro foi destinado por meio de uma emenda constitucional editada pelo governo e aprovada pelo Congresso Nacional. Desde forma, os repasses estão garantidos até o fim deste ano.
Mas e no próximo ano, os pagamentos vão continuar? O auxílio caminhoneiro e o auxílio taxista serão expandidos para 2023?
Ministro de posiciona
Questionado sobre a continuidade das medidas, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, afirmou que ainda não é possível bater o martelo. Segundo ele, “vai depender da situação econômica do Brasil e do mundo”.
Contudo, considerando que o Orçamento da União para 2023 está apertado, é possível que os benefícios sejam de fato encerrados em dezembro. Também vale lembrar que eles foram criados para reduzir os efeitos da alta dos combustíveis, cujos preços vem caindo nas últimas semanas.
Auxílio para caminhoneiros e taxistas
No início de agosto, cerca 190 mil transportadores autônomos de carga receberam duas parcelas de R$ 1 mil cada, sendo uma delas retroativa a julho. O mesmo ocorreu com cerca de 245 mil motoristas de táxi que tiveram seus dados enviados pelas prefeituras brasileiras.
Veja o calendário de pagamento das próximas parcelas:
- 3ª parcela – 24 de setembro
- 4ª parcela – 22 de outubro
- 5ª parcela – 26 de novembro
- 6ª parcela – 17 de dezembro