Assim como outros vegetais, o quiabo costuma dividir opiniões devido às suas peculiaridades. Com sabor terroso, precisa ser bem preparado para não ficar muito grudento, incomodando o paladar. Esse cuidado também ajuda a eliminar algumas substâncias que não devem ser consumidas de forma exagerada, limpando o alimento antes de ser manipulado.
Veja também: Estes são os 9 alimentos inimigos da pressão alta, segundo especialistas
Dividindo opiniões
Os quiabos estão presentes em muitos pratos típicos do Brasil e costumam estar associados à saciedade. Na Bahia é comum encontrar várias refeições completas, aproveitando suas propriedades. Talvez você ainda não tenha experimentado uma refeição feita da forma adequada, porque algumas técnicas são necessárias no processo de cozimento.
A baba do quiabo faz mal?
Primeiramente, a ‘’baba’’ do quiabo não deve ser consumida por todas as pessoas, porém, tende a ser benéfica para os diabéticos. Suas substâncias ajudam a controlar o açúcar no sangue, mas em grandes quantidades, existe o risco de intoxicação. Portanto, procure adotar alguma maneira de eliminar esse resíduo o máximo possível.
3 dicas para remover a baba do quiabo
1- Usando suco de limão
Você vai precisar de:
-2 Limões
-500 ml de Água.
Modo de preparo:
Em uma bacia, acrescente os limões e a água, deixando os quiabos de molho de 20 a 30 minutos.
2- Fervendo água quente
Você vai precisar de:
-1 L de Água.
-100 ml de Vinagre.
Modo de preparo:
Coloque a água e o vinagre na panela, até que a mistura levante fervura, momento no qual os quiabos devem ser adicionados com as pontas cortadas. Espere 5 minutos e coe a água, na qual ficará o resíduo amargo. Depois prepare da forma que quiser em outras receitas.
3- Fritando o quiabo
Você vai precisar de:
-
2 Colheres de sopa de óleo.
-
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Esquente o óleo em uma panela funda e coloque os quiabos em pedaços junto com o sal. Espere que todos fiquem fritos e retire-os para temperar e servir como quiser.