Quando as pessoas aprendem a dirigir recebem uma grande quantidade de informações diferentes, porém, nem todas são resgatadas. Em geral, determinados países usam algumas características, de acordo com suas características climáticas. Isso se aplica ao botão de circulação de ar, presente em todos os modelos, obedecendo às regras de segurança.
Veja também: Lista atualizada: quais são os carros mais baratos do Brasil em 2022?
O botão de circulação de ar
A funcionalidade deste dispositivo está relacionada à qualidade do ar no espaço interno de um veículo. Embora seja extremamente necessário, poucos lembram da sua importância, sendo desconsiderado nos momentos mais oportunos. Dessa forma, até gera gasto de gasolina desnecessário, porque ao ser ativado, evita que o ar-condicionado fique sobrecarregado.
A importância da ventilação
Quando as janelas de um automóvel estão abertas, os ares permanecem em movimento, proporcionando certo conforto em períodos de seca. No entanto, se existe uma onda de poeira ou contaminação, uma forma de prevenir alergias é fazendo com que o ar circule apenas internamente, ou seja, o fator de maior relevância está voltado à garantia de um ambiente ventilado.
Tudo é questão de avaliar a necessidade
Levando em conta a sua necessidade, ou seja, se estiver frio, não é preciso ligar o botão de circulação de ar. Em ocasiões nas quais a ventilação está boa, a ativação também pode ser suspendida. Lembrando que o tempo máximo de funcionamento do mecanismo é de 10 minutos. Caso exceda o limite determinado, o oxigênio do local começa a se dissipar, aumentando os riscos de sufocamento.
Em regiões onde há tempestades de areia ou temperaturas muito altas no verão, essa função é mais útil. No Brasil, as pessoas conseguem usar de maneira segura, observando a situação, porque se houver resíduos de poluição entrando no veículo.