O ser humano facilmente entende que precisa cumprir algumas expectativas sociais para alcançar a felicidade. No entanto, a realização parte de um princípio mais pessoal e nem todos entendem isso. Questões particulares também influenciam nesse processo que desencadeia relações que chegam a ser abusivas e desconsideram a reciprocidade.
Veja também: Como um primeiro encontro pode resultar em relacionamento sério
Dependência emocional
A dependência emocional pode ser caracterizada pela necessidade de estar com determinada pessoa incondicionalmente. Parece que não há nada mais interessante do que estar à disposição dos gostos alheios. Portanto, representa um nível de comportamento que interfere no desenvolvimento dos indivíduos alheios das próprias vontades.
Sinais de que uma pessoa não tem amor próprio
O relacionamento se torna uma obsessão
A partir do momento em que alguém esquece das responsabilidades e desejos correspondentes a si mesmo, focando na relação amorosa, passa a ficar dependente. Sendo assim, toda a sua atenção se concentra na rotina do casal, nas atividades do parceiro e nos encontros. Os pensamentos transformam-se em preocupação, gerando ansiedade.
Aceita qualquer relação com medo de ficar sozinha
Aceita qualquer condição e não tem critérios para começar a namorar ou até casar, porque tem medo de ser rejeitada. Contudo, isso faz da pessoa apenas uma personagem que precisa cumprir um papel social, deixando de aproveitar o que realmente quer. A indecisão ainda passa a fazer parte desse relacionamento, dada as configurações de insegurança e passividade.
Ciúmes excessivo
O ciúmes nada mais é do que o medo de perder alguém, e quando esse sentimento surge de forma excessiva, expressa falta de amor próprio. A baixa autoestima faz com que todas as pessoas ao seu redor pareçam interessantes aos olhos do parceiro. O receio de ser ‘’trocada’’ estimula a adoção de uma postura possessiva e ciumenta.