Açúcar no sangue: cientistas descobrem vegetal que ajuda a reduzir

Pessoas com diabetes e com colesterol elevado podem se beneficiar das descobertas científicas recentes. Os dados foram apresentados ainda em agosto de 2022.



A notícia pode ser um alívio para muitas pessoas que se preocupam com a qualidade da saúde. Cientistas afirmam que descobriram um vegetal capaz de reduzir até 50% dos níveis de açúcar no sangue. O mais interessante é que esse vegetal pode ser indicado para pacientes com diabetes.

Veja também: Este superalimento regula hormônios, controla o colesterol e previne a queda de cabelo

Vegetal que pode ser utilizado para combater diabetes; descubra qual é

Os resultados apresentados na 97ª reunião anual da Endocrine Society em San Diego revelaram que o extrato de um bulbo de cebola pode “reduzir fortemente” os níveis elevados de açúcar no sangue. Mais do que isso, ele é capaz de diminuir o colesterol total quando administrado juntamente com o medicamento antidiabético metformina.

O autor principal do estudo, Anthony Ojieh, da Delta State University em Abraka, Nigéria, disse o seguinte: “A cebola é barata e está disponível e tem sido usada como suplemento nutricional. Tem potencial para uso no tratamento de pacientes com diabetes”.

Como funcionou o teste?

As doses do suco concentrado foram dadas a ratos com 200mg, 400mg e 600mg por quilograma de peso corporal. Os pesquisadores também deram a droga e cebola a três grupos de ratos não diabéticos com açúcar no sangue normal.

O estudo descobriu que, dos ratos diabéticos, aqueles que receberam 400mg e 600mg por quilograma de peso corporal “reduziram fortemente” seus níveis de açúcar no sangue em 50% e 35%, respectivamente, em comparação com o nível inicial.

O melhor de tudo é que a cebola tem baixas calorias e pode ser utilizada para combater os níveis de açúcar no sangue.

Qual é a quantidade ideal de açúcar no sangue?

A glicose é medida por mg/dl, ou seja, quantos miligramas estão contidos em um decilitro de sangue. Assim, o ideal é que esse volume esteja abaixo de 99 mg/dl para que o nível seja considerado normal. Mais do que isso, a pessoa já apresenta hiperglicemia e deve procurar atendimento médico.

Aliás, a medida só vale para exames feitos durante o jejum, ou seja, sem que tenha ingerido comida por um tempo determinado. Os laboratórios recomendam um período de 8 horas de jejum antes da coleta.

Fique atento com os níveis de glicemia

Quando o resultado aponta para quantidades entre 100 mg/dl e 125 mg/dl, o paciente deve ficar em atenção. Esses números representam alteração na glicemia e, alguns médicos, consideram como quadro de pré-diabetes, onde já se encontra a resistência à insulina.

Se o resultado for superior a 126 mg/dl, oficialmente a pessoa é considerada como portadora de diabetes.

Sintomas comuns de hiperglicemia

  • Sede;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Fome excessiva;
  • Alterações inexplicadas no peso;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Sonolência;
  • Visão turva.




Voltar ao topo

Deixe um comentário