As eleições vêm recebendo atenção das empresas de tecnologia que trabalham diretamente com dados, buscando oferecer resposta a alguns fenômenos, como a escolha do voto. De conceitos como democracia e direitos, as buscas não param de subir em relação à economia, meio ambiente, segurança, saúde e educação. Isso demonstra que o povo está mais inclinado a identificar as propostas que conseguem solucionar em algum nível, falhas da sociedade.
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Relatório Google Trends
O Brasil não ficou de fora da análise feita por alguns especialistas a partir das atividades do Google, procurando mostrar quais as principais dúvidas envolvendo o processo eleitoral. A pesquisa é feita desde 2004 e sempre reflete escolhas e o potencial dos candidatos à presidência e outros cargos do executivo. A versão de 2022 traz à tona o quanto a internet ganhou protagonismo nos últimos anos, como veículo de informação e plataforma de engajamento.
Instrumento de democracia
De forma inédita, a função desse novo documento é compilar os assuntos mais importantes para os brasileiros nos últimos 18 anos, resultando em um agrupamento de dados valiosos. Entender o que os outros estão olhando de forma online, facilita a percepção do poder público em relação ao que precisa ser feito. Por exemplo, ao notar um grande número de buscas relacionadas a uma crítica pontual sobre transporte, pode-se verificar uma urgência.
O que os brasileiros estão falando?
Da mesma forma que o espaço virtual expande a voz dos consumidores, o mesmo ocorre com os cidadãos, munidos de redes sociais, sites e demais funcionalidades. Em agosto de 2019, pesquisas no Google usando o termo “vaga” e “emprego” apareceram com recorrência, presente na pauta de desemprego, aprofundado pela crise. No período da pandemia, “dores de cabeça”, “sintomas” e “gripe” passaram a representar grande parte das buscas, conforme o algoritmo.