Com a pandemia, as organizações precisaram rever novas maneiras de trabalhar em meio às restrições sanitárias. Em um momento que exige distanciamento social, os escritórios decidiram manter parte dos funcionários trabalhando a partir de casa. Isso acabou gerando um efeito positivo, pois resultou na redução de custos e maior comodidade aos colaboradores.
Veja também: Com nova lei do home office, mudanças importantes afetam quem trabalha em casa
Questão de produtividade
Apesar de parecer estranho, a falta de monitoramento em relação às tarefas do trabalhador rapidamente deixou de ser uma barreira. Os supervisores conseguiram observar o aumento da produtividade, já que reduzindo o tempo de deslocamento e outros estresses, havia mais motivação. No conforto de um coworking, no lar ou espaços colaborativos, o trabalho deixava de ter aquela pressão da rotina.
As melhores opções para os brasileiros:
Assistente virtual
O assistente virtual assume algumas funções administrativas das empresas, mediante um contrato temporário. Muitos empregadores consideram essa opção, porque desejam relações menos burocráticas, enquanto buscam profissionais capacitados para receber as orientações adequadas. Seja você de qualquer área, relações humanas, contabilidade, financeiro e outras, existe a possibilidade de prestar esse tipo de serviço.
Consultoria
Um passo além no trabalho de home office é criar sua própria consultoria pessoal, prestando atendimento a outros empreendedores ou sanando necessidades específicas de determinado público. Use seus conhecimentos para expandir a carreira que tem o potencial de trazer reconhecimento, criando uma carteira de clientes fiéis.
Suporte de TI
A área de Tecnologia da Informação é uma das que mais crescem no país, caracterizada pela valorização e espaço. No setor de programação ou segurança de dados, esse tipo de profissional consegue assumir postos importantes, investindo em equipamentos conforme os ganhos.
Especialista em marketing
No marketing, as possibilidades de atuação também são inúmeras, como gestor de tráfego, produtor de conteúdo e estrategista. É possível iniciar nessas áreas gastando pouco, dirigindo as atividades de acordo com a sua experiência.