Quando nos relacionamos com outras pessoas, seja de maneira amorosa ou não, sempre queremos mostrar nossas qualidades. Muitas vezes agimos como um amortecedor na relação sem nem perceber.
Veja também: Estes são os 4 sinais de um relacionamento que vai dar errado
Acontece que ser alguém que remedeia conflitos nem sempre é ruim, o problema é quando essa característica vira algo patológico, onde a pessoa nem percebe que molda situações em prol de si mesma.
Quando identificamos um amortecedor na relação, é preciso com sutileza e cuidado, oferecer a busca por ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta.
Entenda: o que é amortecedor na relação
Como a palavra sugere, ser um amortecedor na relação é semelhante ao significado de um amortecedor em si. A pessoa tem características que seguram os impactos, mas nem sempre de uma boa maneira.
O amortecedor na relação é alguém que sempre está mediando situações e muitas vezes se molda conforme o ambiente. Isso faz com que todos percebam comportamentos diferentes com pessoas diferentes, gerando dúvidas sobre o caráter.
Além disso, o amortecedor na relação acaba assumindo muitas funções por não acreditar nos outros, o que faz com que o companheiro se sinta impotente ou até mesmo desvalorizado.
Cinco sinais de que você é um amortecedor na relação
Confira abaixo cinco sinais de que você é ou conhece um amortecedor na relação.
1: Você está sempre tentando deixar as pessoas à sua volta em harmonia e acaba se sentindo responsável por todos.
2: Sente que faz as coisas melhor do que todos e por isso acaba assumindo muitas responsabilidades que não são suas.
3: Está sempre chateado com alguém e se sente ansioso o tempo todo, como se as pessoas não valorizassem os seus esforços.
4: Sempre está amenizando o comportamento ou a ação das outras pessoas, o que acaba diminuindo o impacto do que realmente aconteceu.
5: O seu maior temor é que alguém descubra que você teve comportamentos ruins e faz de tudo para que isso cause conflito.