O Auxílio Esporte Escolar é um dos nove adicionais que fazem parte do Auxílio Brasil, maior programa social do país. O benefício contempla adolescentes com idade entre 12 e 17 anos incompletos, pertencentes a famílias de baixa renda.
Leia mais: Benefício para motoristas: saiba como ser recompensado por não receber multa
Para receber essa recompensa, o jovem atleta precisa ficar na primeira, segunda ou terceira colocação em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros. Estão incluídos na lista os eventos organizados pelas seguintes entidades:
- Comitê Olímpico do Brasil (COB);
- Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE);
- Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);
- Entidades esportivas ou governos locais e estaduais.
Valor e pagamento
O repasse do Auxílio Esporte Escolar é feito em 12 parcelas mensais e consecutivas no valor de R$ 100. Além disso, a família do contemplado recebe uma parcela única de R$ 1 mil.
É autorizado pagamento de mais de um benefício por família, conforme a quantidade de jovens atletas aptos a receber. Os repasses são feitos nas mesmas datas do Auxílio Brasil, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Como solicitar o benefício?
Para receber, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e já ter sido selecionada para o Auxílio Brasil. A inscrição nesse sistema do governo é feita nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Em caso de dúvidas, o interessado pode acessar o aplicativo Auxílio Brasil ou o app Caixa Tem. Outra opção é ligar para o telefone 121, do Ministério da Cidadania; ou 111, da Caixa Econômica Federal.