Gerar lucro deixou de ser a única meta das empresas. A aposta é num ecossistema inteiro que funcione, de forma a garantir o crescimento sem deixar de cuidar das pessoas e do meio ambiente. Uma nova carreira se torna ainda mais necessária no momento atual: é o ESG, sigla que abrevia ambiental, social e governança corporativa (em inglês).
Leia mais: Profissões do futuro: estas 5 carreiras devem dominar o mercado nos próximos anos
Mais pessoas estão conhecendo essa nova oportunidade no mercado e investindo em formação. Grandes empresas do Brasil e do mundo apostam nesses profissionais, tão essenciais para os negócios. É a procura de marcas como Ambev, Itaú e Natura.
Nova carreira necessária: ESG!
A meta dos profissionais de ESG é gerar valor para toda a cadeia. Não é difícil hoje encontrar as empresas que fazem doações milionárias para causam em apoio às mulheres vítimas de violência. Ou, por exemplo, aos cuidados e proteção da Amazônia.
As empresas buscam se envolver de fato, com ações práticas que melhorem a vida de mais pessoas e reforcem a sustentabilidade. Nesse cenário, a nova carreira de ESG se faz ainda mais necessária.
O especialista em ESG estuda e estrutura as formas de os grandes negócios lucrarem de forma sustentável. Em contrapartida, a garantia é de salários altos – cerca de R$ 19 mil.
Apesar disso, as empresas têm dificuldades em encontrar esses profissionais no mercado. Entre as atribuições estão o desenvolvimento da visão estratégica, o monitoramento dos indicadores de desempenho de sustentabilidade, assim como a indicação de estratégias para melhorar toda a cadeia produtiva.
A nova carreira em ESG tem sido a aposta de profissionais de outras áreas que buscam uma transição de olho nas vagas de emprego, nos salários e na demanda de mão de obra qualificada.
Alguns cursos são encontrados gratuitamente na internet, sendo um bom começo para quem deseja iniciar em ESG. Um deles é o treinamento gratuito da Exame, entre 12 e 20 de setembro. Os participantes recebem um certificado para incluir a experiência no currículo.