Pesquisas recentes mostram quais são os piores tipos de chefes que você pode encontrar nos mais diferentes ramos profissionais. Instituições como a National Bureau of Economic Reserach, Gallup studies and Corporate Execetive Board estudaram o tema.
Veja também: Profissão dos sonhos: confira 6 carreiras cobiçadas no mundo
Confira quais são os piores tipos de chefe para se ter:
O gerente “pitbull”
Normalmente é uma pessoa que utiliza a intimidação e a humilhação dos funcionários para exercer o comando das operações dentro da empresa. Ele aposta no medo e no receio como armas de obediência. Estudos mostram que esse tipo de chefe pode ser aquele eliminado pelos próprios funcionários através de boicote ou de conspirações. As avaliações internas depõem contra esse tipo de gerência, que é um dos piores chefes que você pode ter.
Piores chefes: o detalhista focado no micro
Esse é o tipo de chefe que é controlador ao extremo, pois quer que as coisas sejam feitas exatamente como ele pensa e acha. Isso faz com que a criatividade de toda a equipe fique comprometida e não tenha o rendimento adequado. Por isso, também está na lista dos piores chefes que você pode ter.
O chefe workaholic: viciado em trabalhar
Você já teve um chefe que acha natural o funcionário chegar mais cedo e ir embora mais tarde, trabalhar no final de semana e feriado? Não seja esse tipo de pessoa, pois se você é viciado em trabalho, ninguém tem a obrigação de ser também. Todo mundo tem direito a folga e sabe que a vida está muito além de apenas trabalhar. Família, amigos e lazer são fundamentais para a saúde.
Piores chefes: aquele que só quer ver números
Existem os piores chefes que querem apenas observar números e estatísticas, por mais que ele não use esses dados para nada. Obter o controle numérico passa a sensação de utilidade e de que algo está sendo analisado, mas a verdade é que muitas vezes ninguém sabe interpretar as informações.
O chefe de divisão
Esse é o chefe que tem preferências na equipe, ele divide as pessoas e planeja conquistar os outros por tabela. Isso quer dizer que ele convida uns para almoçar e sair, enquanto os outros apenas são excluídos.