Escolher um cardápio que atenda suas necessidades ajuda a prevenir inúmeros problemas de saúde como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Existem até algumas expressões engraçadas insinuando que as crianças não gostam de brócolis, mas talvez elas tenham provado da maneira errada. Essa verdura saborosa consegue agregar muito sabor em vários preparos culinários.
Veja também: Descubra como retirar agrotóxicos dos legumes de maneira eficiente
Motivos para comer brócolis
Não atrapalha a sua dieta
Além de ter muita fibra e nutrientes, concentra pouco valor calórico, auxiliando quem deseja perder peso. Pequenas quantidades desse alimento são suficientes para conferir saciedade, o que proporciona menos fome durante o dia. Em casos de dietas mais restritas, é recomendado que o seu consumo seja realizado a partir de saladas, com o vegetal cru.
Tem muitas vitaminas essenciais
Uma unidade de brócolis rende várias porções que apresentam mais de 20 vitaminas diferentes. Rico em potássio, vitamina A, cálcio e magnésio, garante a reposição de hormônios. O sistema imunológico precisa desses elementos para se manter forte, combatendo doenças e proporcionando energia para a realização de exercícios físicos de alta intensidade.
É um alimento versátil
Por ter luteína, reduz a incidência de doenças oculares, garantindo que a visão não seja tão afetada durante o envelhecimento. Em saladas frescas, massas e cozido no vapor, é um dos vegetais mais versáteis. Agrega sabor e tem potencial nutritivo para tornar uma refeição com carboidrato menos calórica, pois substitui parte da quantidade de macarrão ou arroz.
Tem boa durabilidade
O brocólis sempre vem em um maço maior, mas não é necessário se preocupar com a validade. Extremamente resistente, quanto mais verde estiver sua coloração, melhor para o preparo imediato. Lave-o e reserve partes na geladeira, usando conforme necessário e evitando que o recipiente acumule umidade.
Ajuda no detox
Caso seja cozido no vapor, um produto fitoquímico conhecido como sulforafano estimula a produção de enzimas que promovem a limpeza do organismo. Eliminando esses radicais livres, ocorre o rejuvenescimento e as folhas podem ser adicionadas no suco matinal.