Teste com a mão pode identificar problema cardíaco grave

Um simples teste realizado com a própria mão da pessoa pode indicar problemas de saúde. Estudos mostraram ligação com aneurisma da aorta; entenda como funciona.



A dilatação da principal artéria do corpo humano (aorta) é conhecida como aneurisma da aorta e pode ser identificado de uma maneira relativamente simples. Vale destacar que o problema, muitas vezes, não apresenta qualquer sinal claro no corpo humano e acaba sendo diagnosticado em uma situação mais delicada, a qual envolve risco à vida do paciente.

Veja também: 5 formas para diminuir as chances de doenças cardiovasculares

Teste da mão para identificar aneurisma da aorta

Um teste muito simples pode ajudar a identificar se você corre riscos de apresentar problemas de aneurisma da aorta em algum momento. O procedimento é conhecido como “teste da palma do polegar” e funciona de uma maneira bem direta.

Você precisa esticar a palma da mão e tentar levantar o dedo polegar na direção da extremidade oposta da mão, no sentido lateral. Se o polegar for além da palma da sua mão pode ser um sinal da presença da doença. Isso quer dizer que um médico deve ser procurado para avaliar a probabilidade de ter ou de desenvolver aneurisma da aorta.

Método foi testado por cientistas nos EUA

Médicos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América (EUA), testaram o procedimento em 305 voluntários que foram submetidos a uma cirurgia do coração para tratar o aneurisma da aorta. Alguns deles também passaram por procedimento que visava resolver outros problemas de ordem cardíaca.

Em julho de 2021, um artigo sobre o “teste da palma do polegar” foi publicado no American Journal of Cardiology, e mostrou que o método oferece indícios leves que indicam o problema cardíaco. No entanto, o resultado negativo no teste da mão não exclui a probabilidade de desenvolver a doença.

“A maioria dos pacientes com aneurisma não manifesta um sinal positivo da palma da mão, mas os pacientes que apresentam um sinal positivo têm uma probabilidade muito alta de abrigar um aneurisma ascendente”, escreveram os autores do estudo.

Vale destacar que o médico especialista sempre deve ser consultado para analisar qualquer tipo de problema relacionado à saúde do coração ou de qualquer estrutura do corpo humano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário