Verdade ou mentira: deixar o carregador ligado na tomada gasta energia?

Existem muitas informações acerca da eletricidade que deixam as pessoas com dúvida na hora de assumir atitudes econômicas em casa.



É comum que as pessoas deixem eletroeletrônicos conectados na tomada durante muitas horas, pensando em ter praticidade. Com o home office, alguns trabalhadores passaram a ter esse comportamento porque era só ligar celular no USB e pronto, não precisava de nenhuma ação a mais. Apesar de parecer um gesto preguiçoso, buscar métodos práticos faz parte da psicologia humana. 

Veja também: Algumas formas de evitar que seu celular seja infectado com o Cavalo de Tróia

Descubra a verdade

Apesar do que muitos podem pensar, manter o carregador na mesma posição para facilitar a recarga não gasta tanta energia assim. O custo não chega a ultrapassar alguns centavos ao ano. No entanto, os brasileiros costumam buscar alternativas que induzam à economia, dado que as despesas familiares estão cada vez mais altas, exigindo um controle maior das finanças. 

Questão de responsabilidade

Ainda sim, as reclamações sobre aumentos na conta de luz têm aumentado consideravelmente. Mas existe um motivo para que essa observação esteja sendo feita, já que existe uma elevação real do preço médio. Os fatores envolvidos nessa situação estão ligados à demanda de energia que às vezes fica baixa, forçando a restrição desse recurso. Lembre-se também que o Brasil usa como fonte de energia a força da água nas hidrelétricas, dependendo das cheias dos reservatórios. 

Formas de economizar energia elétrica

O principal responsável pelo gasto em excesso de energia é o banho demorado, pois o chuveiro exige bastante da estrutura. Deixar o máximo possível no modo verão também reduz esse esforço, considerando que banhos frios são mais saudáveis. Monitore o quanto tempo aquecedores e ar condicionados ficam ligados, visto que têm aparelhagens que também exigem muitos watts por hora. 

Entenda que é preciso mudar o foco da economia caso você queira realmente economizar no final do mês. Pensar em trocar as lâmpadas tradicionais para modelos fluorescentes, poupa parte do seu dinheiro também. Invista em atitudes sustentáveis que consideram tanto suas finanças, quanto o bem estar do meio ambiente. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário