Destaques do dia: Calendário do Auxílio Brasil começa hoje; Auxílios Caminhoneiro e Taxista têm novas parcelas nesta semana; 5G chega a sete novas capitais

Volta dos auxílios para caminhoneiros e taxistas em setembro está entre os principais assuntos desta segunda-feira, 19.



Um novo calendário do programa Auxílio Brasil começa nesta segunda-feira, 19, para cerca de 20,65 milhões de famílias. Já os caminhoneiros e taxistas de todo o país precisam aguardar até o fim da semana para receber a terceira parcela dos auxílios de R$ 1 mil.

Leia mais: Enel agora permite parcelamento das dívidas pelo cartão de crédito

A instalação do 5G continua a todo vapor no país, e a nova geração da internet móvel chega a mais sete capitais brasileiras a partir de hoje. Veja mais informações sobre esses assuntos nos destaques do dia.

5G é ativado em 7 novas capitais

Moradores de mais sete capitais brasileiras recebem hoje a nova geração da internet móvel, o 5G. A tecnologia foi instalada nas cidades de Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Outras 15 capitais já possuem estações de 5G em operação, sendo elas: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

A novidade foi anunciada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que acompanha o grupo responsável pela ativação do sinal no país. Ao menos 70 estações serão instaladas pelas operadoras Claro, Tim e Vivo nas demais capitais até o dia 28 de novembro.

O prazo para conclusão da liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz termina no dia 28 de outubro, segundo informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Auxílio Brasil realiza nova rodada

O pagamento da parcela de setembro do Auxílio Brasil começa na nesta segunda para cerca de 20,65 milhões de famílias. O Ministério da Cidadania confirmou a inclusão de 450 mil beneficiários na folha de pagamento do programa, que em agosto contou com 20,2 milhões de lares atendidos.

O governo cogitou possibilidade de antecipar o calendário de setembro como fez em agosto, mas decidiu manter as datas originais, que abrangem os dez últimos dias úteis do mês. Os aprovados recebem de acordo com o final do seu Número de Identificação Social (NIS), veja:

Data de depósito Quem recebe
19 de setembro NIS de final 1
20 de setembro NIS de final 2
21 de setembro NIS de final 3
22 de setembro NIS de final 4
23 de setembro NIS de final 5
26 de setembro NIS de final 6
27 de setembro NIS de final 7
28 de setembro NIS de final 8
29 de setembro NIS de final 9
30 de setembro NIS de final 0

O cidadão que deseja consultar se sua família está entre as milhares de aprovadas deve acessar o aplicativo Auxílio Brasil ou o app Caixa Tem. Outra opção é entrar em contato via telefone, pelos números da Caixa Econômica Federal (111) ou do Ministério da Cidadania (121).

O saque do Auxílio Brasil pode ser feito nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa. Também é possível movimentar o dinheiro de outras formas usando o aplicativo Caixa Tem.

Auxílios Caminheiro e Taxista caem no sábado, 24

A próxima parcela do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista caem na conta dos beneficiados no dia 24 de setembro, próximo sábado. Ambos têm valor de R$ 1 mil mensais e foram criados com verbas da emenda constitucional aprovada em julho. Os pagamentos vão até dezembro deste ano.

No caso do Auxílio Taxista, o cadastro dos profissionais foi feito pelas prefeituras dos municípios. Já o Auxílio Caminhoneiro atende apenas trabalhadores com inscrição ativa no (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) até 31 de maio de 2022.

Nesta rodada, todos que tiveram o cadastro regularizado dentro do prazo fornecido pelo governo poderão sacar as duas primeiras parcelas de forma retroativa. Quem se inscrever a partir de agora só terá acesso às próximas cotas. Confira os calendários:

Calendário do Auxílio Caminheiro

Prazo para autodeclaração ou regularização Data de pagamento
22 de julho 9 de agosto (1ª e 2ª parcelas)
15 a 29 agosto 6 de setembro (1ª e 2ª parcelas)
12 de setembro 24 de setembro (3ª parcela)
9 de outubro 22 de outubro (4ª parcela)
13 de novembro 26 de novembro (5ª parcela)
4 de dezembro 17 de dezembro (6ª parcela)

Calendário do Auxílio Taxista

Parcela do benefício Data de pagamento
1ª e 2ª 16 de agosto
1ª e 2ª 30 de agosto  (para prefeituras que perderam o 1º prazo)
24 de setembro
22 de outubro
26 de novembro
17 de dezembro




Voltar ao topo

Deixe um comentário