Para algumas pessoas, tem que haver um bom cafezinho começar bem o dia. O que talvez elas não saibam é que um substituto da bebida chega como uma forte concorrência! Por quê? Além de ter os mesmos efeitos, ele ajuda a desinflamar o corpo e até a emagrecer. Saiba quem é o substituto que pode colocar fim ao reinado da cafeína.
Leia mais: O que tomar no café da manhã? Conheça o chá de cardo mariano
Nós estamos falando do matchá. Ele é considerado muito saboroso e tem componentes que ajudam a reduzir a ansiedade. Como se não fosse o bastante, dá um reforço a mais para a concentração. Se por algum motivo você pensa em tirar o consumo de café da sua rotina ou apenas reduzir a ingestão da bebida, essa será uma boa opção.
Substituto do café
O matchá tem propriedades antioxidantes e diuréticas. Quem sente alguns efeitos após consumir o café preto, a exemplo de tremedeira e até taquicardia, esse substituição certamente é a mais recomendada.
Essa pode ser uma maneira de amenizar o consumo do café durante a semana. Não precisa tirar a bebida de vez da sua rotina! Contudo o matchá tem as mesmas propriedades estimulantes e apresenta menos efeitos colaterais.
Outra vantagem é que ele ajuda a desinflamar o corpo o que, consequentemente, traz ganhos no processo de emagrecimento. Ele é extraído da planta camellia sinensis. É a mesma espécie dos chás verde e preto.
O matchá tem cafeína na composição, assim como o café, mas o substituto oferece uma liberação mais gradual, o que ajuda a prolongar os efeitos e não causa tantos incômodos em algumas pessoas menos tolerantes à cafeína.
Pelo efeito gradativo, essa opção tende a aumentar o foco e a concentração.
A bebida é rica em antioxidantes, portanto, ajuda a reduzir a inflamação do organismo. Com o consumo regular, o chá auxilia a reduzir o inchado por ter ação diurética. Além disso, a dica dos nutricionistas no momento é aproveitar o matchá para incluir no cardápio em diferentes receitas, ou seja, não precisa tomá-lo sempre como um chá.
Pode ser usado no leite, com água de coco e até dá para fazer um sorvete caseiro ao misturar com banana congelada e óleo de coco. Saudável, né? Vale muito incluir a bebida na dieta, mesmo sem substituir o amado café.