Trabalhador negativado usa FGTS para pagar dívidas; veja como

Antecipação do saque-aniversário do fundo de garantia vira opção para quem precisa de dinheiro com rapidez.



O agravamento da situação econômica do país deixou milhões de pessoas com o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito. Na tentativa de sair dessa bola de neve de dívidas, muita gente está apelando para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Leia mais: Fim do IPVA no Brasil? Entenda como a cobrança pode acabar

Esse saldo só pode ser resgatado em casa de demissão por justa causa e outras situações previstas por lei, mas existe uma modalidade mais flexível. O saque-aniversário do FGTS autoriza a retirada de um percentual das contas vinculadas ao trabalhador, todos os anos, no mês do seu aniversário.

Antecipação do saque-aniversário do FGTS

O jeito encontrado pelos cidadãos é antecipar o saque-aniversário nos bancos, opção que já está disponível em grandes instituições como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Como o pagamento fica garantido pelo próprio FGTS, as taxas de juros costumam ser mais baixas.

Mesmo assim, trata-se de um empréstimo, e como tal com juros e taxas atreladas. Por isso, deve ser usado apenas quando essas cobranças forem mais vantajosas que os juros do débito que deseja pagar.

Caixa Econômica Federal

Conforme mencionado, a Caixa é um dos bancos que oferece a antecipação do FGTS. Na instituição, é possível antecipar até três parcelas do saque-aniversário, desde que a última não ultrapasse 999 dias. O valor deve ser de pelo menos R$ 500, e as parcelas mínimas de R$ 300.

A linha tem de juros de 1,49% ao mês e cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).  O valor contratado é depositado na conta corrente ou poupança em até um dia útil após o fechamento do contato.

Em caso de demissão, o cliente pode sacar o valor da multa rescisória, mas fica impedido de retirar o FGTS integral depositado na sua conta. Na data de depósito do saque-aniversário, o valor correspondente à antecipação ficará bloqueado para retirada.

Para contratar o empréstimo com antecipação do saque-aniversário, o interessado deve entrar no aplicativo FGTS e aderir à modalidade. Feito isso, é só acessar a opção “Empréstimo Antecipação Saque-Aniversário” e prosseguir com a contratação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário