O mês de setembro está quase acabando e com seu encerramento chega uma nova previsão do tempo, que promete trazer instabilidade para o clima em boa parte do país. Segundo o boletim publicado pela Climatempo, a previsão é de chuva nesta quarta-feira, 28, em pontos de todas as cinco regiões do país.
Leia mais: Bilionário doa empresa de R$ 15 bilhões para ajudar no combate à crise climática
É importante ressaltar que, além de chuvas, também existe a previsão de raios e trovões dependendo da localidade. Essa mudança climática mais severa deve acometer principalmente a região Sul do Brasil.
No Paraná, por exemplo, a previsão é chuva de forte intensidade, com raios e fortes rajadas de vendo. O cenário é familiar em partes do Rio Grande do Sul, com incidência de chuvas com trovões.
Previsão do tempo para as regiões do país
Confira a seguir como será a previsão do tempo para esta quarta-feira, 28, nas cinco regiões do país, segundo informações da Climatempo:
- Região Norte
A previsão é de tempo firme em Tocantins, mas de chuva nos demais estados. A incidência é de maior volume de água nos estados de Rondônia e Amazonas. Pancadas de chuva e trovoadas são esperadas.
- Região Nordeste
A predominância é de tempo seco em boa parte da região. No entanto, a estimativa é de chuva no litoral leste e norte, com possibilidade de pancadas a qualquer o momento do dia. A previsão é que isso ocorra de forma fraca e isolada.
- Região Centro-Oeste
Um corredor de umidade vindo do interior do continente vai reforçar a instabilidade climática na região. Em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul existe a possibilidade elevada de chuvas.
- Região Sudeste
O tempo continua propício para chuvas em boa parte do estado de São Paulo, bem como na capital. O mesmo está previsto para o sudeste mineiro e a região metropolitana do Rio de Janeiro.
- Região Sul
O clima segue instável e com fortes chuvas, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento no Paraná e em Santa Catarina. No Rio grande do Sul, o tempo segue estável em boa parte das áreas gaúchas, com exceção da parte oeste, noroeste e norte, que podem ter pancadas de chuvas. Também pode chuviscar pela manhã na cidade de Porto Alegre.