Segurados da Previdência podem adiantar uma parte do que recebem em folha por meio do cartão de benefício consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nova ferramenta, que entrou em vigor no dia 19 de setembro, está disponível a aposentados, pensionistas e demais beneficiários.
Leia mais: 2 novas doenças que não exigem mais carência para benefícios do INSS
A novidade funciona como um cartão de crédito, mesmo não carregando essa nomenclatura. Sem cobrança de anuidade, com ele é possível sacar até 70% do limite em dinheiro, ganhar desconto em farmácias e mais. O prazo para pagamento da fatura também é outro destaque, podendo chegar a 40 dias.
Quais bancos oferecem o cartão?
Atualmente, possuem condições de contratação do cartão de benefício consignado do INSS o BMG, o Banco PAN e o Olé, sob comando do grupo Santander. A BX Blue anunciou que vai ofertar o serviço, porém ainda sem data definida para início. Quem também estuda a oferta do cartão é a Caixa Econômica Federal e o Bradesco.
Como se trata de um crédito consignado, cujo desconto dos valores devidos é feito diretamente do benefício previdenciário, a ferramenta possui juros mais controlados, com taxa máxima permitida de 3,06% ao mês. Lembrando que a instituição credora pode cobrar percentuais inferiores, caso queira.
Adiantamento de benefícios pode chegar a 45%
Para evitar situações abusivas contra os segurados, o crédito consignado do INSS é controlado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Atualmente, existe um limite de comprometimento de benefícios, que passou de 35% para 45% este ano.
Ou seja, o beneficiário pode utilizar o que recebe em folha da seguinte forma:
- 5% com cartão de benefício consignado;
- 5% com cartão de crédito consignado;
- 35% na contratação do empréstimo consignado.
Assim como no novo serviço, o desconto das parcelas é realizado diretamente do benefício do segurado, com juros considerados baixos frente a outros valores do mercado. O maior risco, segundo especialistas, está na possibilidade de endividamento.
Portanto, a dica é utilizar esse tipo de crédito de forma consciente, pois o comprometimento do cartão só termina assim que todas as prestações do crédito consignado são finalizadas.