Quando o WhatsApp lançou a função de visualização única, foi uma das primeiras vezes que investiu em propaganda televisiva.
Os comerciais ressaltaram o compromisso em relação à segurança de dados, pela proteção das informações e melhorias na criptografia. Contudo, o processo não impede que usuários capturem a tela que está sendo exibida, possibilitando o salvamento desses materiais.
Veja também: WhatsApp: descubra para que serve o novo botão da câmera no app
Comunicado sobre a novidade
Ainda que não tenha sido anunciada oficialmente, uma série de testes foi identificada pelo portal especializado na plataforma WABetaInfo.
Os registros foram observados na versão do Android 2.22.22.3, voltada especialmente para experiências. Contudo, os desenvolvedores já finalizaram a configuração geral e estão na fase de ajustes, buscando monitorar possíveis erros.
Em busca de mais privacidade
Após uma ampla campanha de conscientização em relação à segurança de dados na internet, as pessoas passaram a ter mais noção sobre seus direitos.
A legislação mundial tem avançado para proteger os cidadãos digitais, fornecendo mecanismos que monitoram o posicionamento das empresas de tecnologia. Com isso, não é raro ver as redes sociais se esforçando, à procura de um ambiente virtual seguro.
Proibindo prints de fotos temporárias
As fotos temporárias evitam que alguém possa ver e o destinatário fique com o arquivo definitivamente. Na verdade esse era o cenário esperado, dado que muitos acabam tirando print da tela, buscando salvar o que não deveria ser salvo.
Felizmente esse truque vai acabar em breve, pois haverá uma interrupção do próprio sistema nas tentativas de capturar as telas, notificando apenas o correspondente.
Mantenha o seu WhatsApp sempre atualizado na loja de aplicativos do seu celular para receber todas as atualizações anunciadas pelo grupo Meta. Não há nenhuma previsão para que todos recebam a funcionalidade, mas alguns usuários selecionados já podem usufruir do benefício.
Dessa vez, você vai conseguir encaminhar algo com a certeza de que alguém não vai salvar na galeria discretamente, sem a sua autorização.