scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Verificação ortográfica do Chrome e Edge pode roubar senhas de usuários

A segurança de dados têm sido motivo de preocupação no ambiente virtual, mesmo em mecanismos que não parecem levantar suspeitas dos usuários.



Infelizmente os riscos envolvendo interceptação de senhas para acessar redes sociais e outras páginas, vem aumentando. Ao encontrar aplicações que realizam tarefas em determinadas plataformas, dados podem ser expostos. Os hackers se aproveitam das falhas de segurança e fragilidade dos internautas, procurando criar novos mecanismos de ataques cibernéticos. 

Veja também: WhatsApp começa a esconder status “online” para dar mais privacidade aos usuários

Cuidado com os recursos online

Apesar do ambiente digital oferecer inúmeros recursos que facilitam suas atividades do trabalho e da faculdade, é importante estar atento aos riscos. Vários golpistas disponibilizam funcionalidades extras que podem ser anexadas aos navegadores só para monitorar alguns registros. Os corretores de texto estão entre essas funções que acabam comprometendo a proteção das informações. 

Testes no Alibaba Cloud 

Uma apuração feita pela empresa de segurança Otto-JS verificou o momento em que os cibercriminosos visualizam senhas e login de sites. Para ter essa experiência, decidiu monitorar como o código funciona enquanto acessa uma página de compras. Quando alguém seleciona a opção de ‘’mostrar a senha’’, geralmente acionada ao clicar no ícone de olho, os detalhes passam a ser guardados por terceiros, sem a mínima desconfiança do usuário. 

Avalie todos os riscos 

Sabendo desse problema, os engenheiros de cibersegurança da Otto recomendam que os usuários excluam essas extensões. Ao preencher um formulário com dados confidenciais, é possível utilizar o comando ‘’spellcheck=false’’, ocultando parte dos termos. Em geral, os suportes mais afetados foram o Google Chrome e o Microsoft Edge, por sinal, aqueles que são mais populares nos dispositivos. 

Evite baixar ferramentas que são desconhecidas, porque é muito mais difícil verificar se a aplicação de um navegador tem segurança do que um aplicativo de celular. Procure utilizar os recursos que já estão disponíveis no próprio editor de textos ou encontrar apps que tenham essa função e respeitem a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil ou códigos similares. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário