Julgamentos errados de introvertidos que você deve evitar; quais são?

Você se considera ou conhece alguém introvertido? Se sim, este texto é para você. Seja para se identificar um pouco ou para entender melhor essa relação e entender esse comportamento.



Personalidades diferentes, reações e sentimentos diferentes. Introvertido ou extrovertido, são diversas situações diferentes a serem vividas ao redor da vida. Hoje, o nosso foco será na questão introvertida. 

Veja também: As características de pessoas que têm alto nível de inteligência emocional

Alguns atributos são de fatos pertencentes a alguns tipos de personalidades e podem até ser identificáveis com a sua pessoa, mas não simboliza quem você é de verdade, em 100% do seu tempo. Consequentemente, não caracteriza o próximo de forma total e julgamentos errôneos são constantes, de forma injusta.  

Nem todo introvertido e tímido

Ser introvertido não é necessariamente ser tímido. Pessoas assim conseguem ter uma habilidade social, mas que mesmo assim, por estabelecerem um tipo de comportamento frequente, podem não ser escutadas numa conversa em que a maioria das pessoas está falando com maior rapidez. Afinal, se expressam de maneira mais discreta.

Aliás, o que é ser tímido? Não no sentido literal da palavra e sim sobre o poder da palavra no cotidiano. Timidez é estar nervoso em uma situação social em que demanda um pouco mais de você? Fica tímido quando precisa conversar com alguém que você gosta ou com alguém que desgosta? Essas são algumas reflexões para você pensar que até mesmo pessoas extrovertidas possuem um grau de timidez em algum momento. 

Pessoas introvertidas nem sempre são tristes

Existe um estereótipo de que pessoas introvertidas estão sempre para baixo ou que precisam evoluir para conseguirem uma melhor adaptação. Algo que não é necessariamente verdade. Cada pessoa tem seu estilo de vida e decide como seguir. O ponto destacado não é sempre sobre habilidades sociais e sim sobre competências. O julgamento não é sempre verbal. 

Pessoas extrovertidas, engraçadas e que fazem o cotidiano da sua vida melhor podem estar passando por uma situação conturbada quando sozinha e encontram o humor como escapatória dos problemas. Existem também pesquisas que apontam que essas pessoas mais engraçadas são mais tristes. É claro que não podemos generalizar e criar um estereótipo por cima de personalidades

Introvertidos nem sempre são inseguros

Dentro do que já foi falado, a tristeza mais profunda está relacionada a forma como nós nos enxergamos. E aí, você é uma pessoa insegura ou segura? Cada convivência ajuda a perceber mais sobre nós mesmos, e perceber se você se sente à vontade com os outros é fundamental.  Esses são fatores decisivos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário