Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem seguir todas as orientações médicas, apegando-se aos resultados estéticos. Nesse caso, determinadas práticas envolvendo lentes costumam gerar desgastes no olho. Esses riscos emergenciais têm aparecido frequentemente nas redes, nos quais vários profissionais da saúde alertam o público sobre determinados procedimentos.
Veja também: Confira quais doenças podem ser observadas a partir dos olhos de um paciente
Tudo começou com uma coceira leve
Uma idosa residente de Newport Beach, na Califórnia, precisou comparecer ao hospital quando seus olhos começaram a coçar. Sentindo muito desconforto, a mulher de 70 anos decidiu que era o momento de descobrir o que estava acontecendo. Ela desconfiava que havia caído um cisco no olho direito, impedindo-a de enxergar completamente.
Um caso raro que chocou a médica
Após algumas perguntas no consultório, a médica oftalmologista responsável, Katerina Kurteeva, já desconfiava do diagnóstico. A senhora afirmou que usava lentes há anos, mas imaginava que as removia antes de deitar. Contudo, ao avaliar os globos oculares da paciente, não foi isso que a especialista constatou, avistando fragmentos gelatinosos verdes.
Alergias que podem ser perigosas
Se o fato de deixar a lente de contato horas a mais do que o recomendado já interfere no funcionamento do órgão, imagina ficar durante dias e meses com fragmentos nas córneas. O incômodo na pálpebra podia ser explicado devido às 23 unidades de lentes retiradas de seus olhos, registrado pela Associação de Oftalmologia da Califórnia como um episódio a ser evitado. O principal risco está relacionado a bactérias que causam infecções perigosas.
Se você faz uso de lentes de contato, não deixe de respeitar o prazo de validade, solicitar testes e adquirir o produto em um local confiável. A visão humana é extremamente sensível e impactos constantes podem ter várias consequências negativas, incluindo a perda total ou parcial da capacidade de enxergar sem dificuldades, a não ser em casos de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, caracterizadas pela mudança de grau e foco.