Conselho regulamenta o uso do FGTS futuro no financiamento de imóveis

Uso do FGTS futuro pode ampliar a possibilidade de muitas famílias conseguirem a casa própria por meio do financiamento. Veja como vai funcionar.



O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou o até então chamado de “FGTS futuro” para o financiamento imobiliário. As instituições financeiras têm 90 dias para regulamentar o novo crédito. A princípio, o benefício é válido para as famílias com renda bruta de até R$ 2.400.

Leia mais: FGTS: 12 milhões ainda podem sacar os R$ 1.000, mas não sabem

Ainda de acordo com a decisão, o uso do saldo total disponível em um financiamento não é obrigatório. De toda forma, a medida foi inicialmente sugerida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e aprovada recentemente por unanimidade pelo Conselho Curador do FGTS.

FGTS futuro

O caução desta medida depende de autorização de cada trabalhador. Ainda de acordo com ela, caberá ao agente financiador indicar ao cliente a capacidade de pagamento com e sem o caução. Dessa forma, os trabalhadores poderão usar os recursos que os empregadores ainda não depositaram nas contas. Por isso do nome “FGTS futuro”.

É uma maneira de amortizar ou até mesmo liquidar as dívidas que acabarem sendo feitas por meio do financiamento imobiliário. A possibilidade é vista com muita expectativa, principalmente para aqueles que desejam realizar o sonho da casa própria, mas ainda não contam com recursos disponíveis no momento.

A intenção é permitir que as famílias com menos recursos tenham acesso ao crédito imobiliário. A nova modalidade de uso do FGTS pode ampliar a procura pelo financiamento, que deve ser mais notada a partir do ano que vem.

Com a decisão do Conselho Curador, as instituições financeiras têm até 90 dias para regulamentar os procedimentos operacionais. O uso desta medida deve dar mais liberdade às famílias no uso do recurso do FGTS.

É um dinheiro que os trabalhadores têm direito, apesar de só terem acesso em situações específicas. Com a aprovação do Conselho Curador, o FGTS futuro para o financiamento de casas, apartamentos e lotes é mais um grande passo para a conquista de um lar próprio.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário