A Caixa Econômica Federal confirmou nesta quarta-feira, 19, que vai antecipar as próximas parcelas do Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista. Por decisão do Ministério do Trabalho e Previdência, as novas rodadas serão adiantadas em uma semana.
Leia mais: Consignado Auxílio Brasil: acesso ao crédito pode estar em risco
Agora, com as novas datas, a 5º parcela, prevista até então para o dia 26/11, será paga no dia 19/11. No caso caso da 6º parcela, cuja data anterior era 17/12, passou para 10/12 após a atualização.
Pagamentos foram antecipados em outubro
Os pagamentos dos auxílios para caminhoneiros e taxistas foram antecipados no mês de outubro. A liberação para os grupos aconteceu nesta terça-feira, 18. A previsão de duração de ambos os programas é para até o final do ano, após os recursos terem sido instituídos via Emenda Constitucional.
Qual o valor e quem pode receber os pagamentos?
Em suma, caminhoneiros e taxistas vão receber ao todo seis parcelas, cada uma no valor de R$ 1 mil. Cerca de 670 mil profissionais são beneficiados pelos programas, dos quais 377 mil atuam como caminhoneiros e 259 mil como taxistas.
O Auxílio Caminhoneiro é voltado aos profissionais com cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022 ou que fizeram a autodeclaração do Termo de Registro.
Já o Benefício para Taxistas, como o próprio nome sugere, é destinado aos motoristas de táxi registrados nas prefeituras até a data de 31 de maio de 2022. Para receber, eles precisam ser titulares de concessão, licença, permissão ou autorização emitida pelo poder público municipal ou do distrito.