Está cansado do trabalho em um escritório? Ciência mostra o motivo

Estudos mostram que qualquer ser humano pode ficar cansado no trabalho, mesmo que passe o dia sentado na frente de um computador, em uma cadeira confortável.



Você trabalha dentro de um escritório, mesmo com uma rotina burocrática e sentado de frente para o computador o dia inteiro? Se a resposta é sim, certamente já chegou em casa exausto várias vezes e não entende como pode estar tão cansado tendo feito tão pouco esforço. Entenda por que você fica cansado no trabalho, mesmo em um escritório.

Veja também: É trabalhador de carteira assinada? Conheça agora todos os seus direitos

Qualquer um pode ficar cansado no trabalho, mesmo em um escritório

Uma pesquisa recente escaneou o cérebro humano e chegou a resultados que podem mostrar por que você fica cansado no trabalho em um escritório. O motivo pode estar presente por conta do acúmulo de uma substância química que pode ser tóxica, chamada de glutamato. Ela é liberada pelo corpo ao fazer atividade que exige concentração por muito tempo.

O glutamato é utilizado, normalmente, para enviar sinais de células nervosas. No entanto, o seu acúmulo também pode impactar no funcionamento do córtex pré-frontal. Essa é a região do cérebro responsável pela tomada de decisão. Mais do que isso, ela causa fadiga mental, a qual se reflete em todo o corpo humano.

Fadiga mental afeta o corpo da pessoa dentro e fora do trabalho

Se você se sente cansado no trabalho e essa fadiga persiste ao chegar em casa, saiba que esse é um reflexo normal. Depois de muita exaustão mental, as pessoas tendem a ficar de mau humor e com o corpo enrijecido, dolorido e estressado.

Um estudo desenvolvido pelo do Paris Brain Institute (ICM) mostrou que a fadiga do trabalho pode afetar até a cognição de um indivíduo. Juízes são mais propensos a aplicar penas duras em condenados depois de um dia estressante, por exemplo.

Quanto mais fatigada uma pessoa está, mais glutamato ela acumula no organismo e maiores são as chances de tomar decisões fora do campo lógico. Isso porque a substância afeta diretamente a tomada de decisão de uma pessoa. É comum surgir arrependimento depois de decidir algo importante enquanto ainda está sob efeito do cansaço.

Os estudos apontam que exercício físico, boa alimentação e jornadas de trabalho flexíveis podem amenizar consideravelmente todos os efeitos negativos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário