Os condutores que perderem o prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficarão sem dirigir caso sejam pegos com a habilitação expirada após 30 dias da data de vencimento. Além de pagamento de multa, a pessoa também recebe pontos na carteira.
Leia mais: CNH Social: estado está com inscrições abertas para emissão de habilitação gratuita
Segundo a nova legislação, foi estabelecido um cronograma completo para a renovação das CNHs que vencerem entre 1º de março de 2020 a 31 de dezembro de 2022. O prazo para a regularização foi estabelecido com base no mês de vencimento da carteira de motorista.
Quem mora em São Paulo, a renovação do documento está disponível pelo portal Detran-SP, Poupatempo ou app Poupatempo Digital. O valor da taxa é de R$ 116,50. Confira as datas abaixo!
Calendário de renovação da CNH
Confira a seguir o calendário completo de vencimento estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran):
Processo de renovação da CNH
O motorista que for pego conduzindo veículo com a CNH vencida poderá pagar multa no valor de R$ 293,47, além de ganhar sete pontos na carteira. Isso porque a prática é considerada infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro. (CTB).
Lembrando que que para a renovação das categorias C, D ou E, o primeiro passo é marcar o exame toxicológico nas clínicas credenciadas.
Já para o condutor das categorias A e B, o condutor deve agendar data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. Por fim, profissionais que exercem atividade remunerada no trânsito também devem ser submetidos ao exame psicológico.