As cascas do alho, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, podem ter inúmeras funcionalidades. A casca é uma forte fonte de antioxidantes como o zinco e o selênio que contribuem para a redução de riscos de doenças cardíacas, além de possuir funções medicinais e servir no combate às diabetes.
Veja também: Jovem recebe diagnóstico inesperado após suspeitar de crise de estresse
Ademais, a casca do alho também afasta bactérias, fungos e possui funções anti-inflamatórias. Sendo assim, seu uso torna-se bastante proveitoso. Podendo tanto ser usada para a confecção de chás quanto para o auxílio das plantas, a casca de alho é um forte aliado dos donos de casa.
Para que serve as cascas de alho no jardim?
As cascas de alho são ricas em diversos nutrientes e por conta disso são ideais para serem usadas como adubo. As cascas auxiliarão no processo de crescimento das plantas, servindo também para fortalecer o solo e manter as pragas e fungos longe.
Por possuir um cheiro bastante forte, a casca de alho consegue manter longe animais selvagens e também animais domésticos, que muitas vezes podem acabar destruindo o jardim ou a planta.
Como usar as cascas de alho nas plantas ou jardim?
Adubo
Para utilizar a casca de alho no processo de adubação de uma planta é bastante simples, basta deixar as cascas separadas, em seguida, para auxiliar no processo, dividir em pequenos pedaços e pôr em torno da planta. Logo após esse processo basta cobrir de terra e a decomposição dará conta do resto.
Fertilizante natural
Não só como adubo pode ser usada a casca do alho, mas também como um poderoso fertilizante natural. Para a confecção desse fertilizante basta separar uma grande quantidade de casca de alho e pôr em uma garrafa contendo pelo menos dois litros e meio de água.
Em seguida é importante deixar essa mistura descansar em um lugar sombreado por cerca de 5 dias. Após esse período basta colocar o líquido dentro de outra vasilha e utilizar nas plantas.