O próximo calendário de pagamento do Auxílio Brasil começa no dia 17 de novembro, mas muitos beneficiários já estão de olho no aplicativo para consultar o valor da próxima rodade. Para surpresa de alguns, a ferramenta indica que haverá redução no benefício.
Leia mais: Com eleição de Lula, Auxílio Brasil não deve ser antecipado em novembro
O desconto observado por parte dos aprovados é resultado da contratação do crédito consignado criado pelo governo federal em outubro. Milhares de cidadãos contrataram empréstimos sem se informar corretamente sobre o funcionamento da modalidade.
Para quem teve o consignado aprovado, a parcela do Auxílio Brasil será depositada com desconto todos os meses, até que a dívida seja completamente quitada. Isso ocorre porque, nesse tipo de crédito, o abatimento das parcelas é feito direto na folha de pagamento do benefício.
Em uma postagem no Twitter, uma usuária mostra como está o extrato de quem contratou o empréstimo:
Agora que a ficha das pessoas que pegaram o empréstimo consignado do auxílio Brasil está caindo,hj o aplicativo do auxílio Brasil atualizou é já está mostrando o valor atualizado com o desconto dos empréstimos e nos grupos às pessoas já estão se perguntando como vão fazer pra pic.twitter.com/ZPA6pQZcPI
— fala mesmo Marcelle ✊? (@MarcelleBolive1) November 7, 2022
Críticas
Antes mesmo do lançamento da modalidade, especialistas criticaram a decisão do governo de oferecer empréstimos usando o benefício social como garantia. Para muitos, a medida poderá agravar o endividamento da população mais pobre.
Sob essa mesma justificativa, grandes bancos como Bradesco e Itaú resolveram não oferecer o consignado do Auxílio Brasil. A Caixa Econômica Federal é a única grande instituição do país que opera a linha. Abaixo, veja críticas de cidadãos que se opõe à novidade:
Beneficiários do Auxílio Brasil já começaram a sentir o peso da irresponsabilidade de Bolsonaro, com o abatimento das parcelas do empréstimo consignado no pagamento do benefício. Triste
— nome peculiar (@maconheuro) November 8, 2022
O consignado do Auxílio Brasil foi mais um crime contra o povo pobre do país. https://t.co/UXOGPkR8aR
— Fernando Penteado (@fepent) November 8, 2022
A fatura começou a chegar do consignado do Auxílio Brasil, com desconto na fonte de até R$ 260 do benefício. Como muito bem colocado pela @MarcelleBolive1, como pessoas que estão sobrevivendo com o benefício irão se manter com esse valor pós-desconto? ? https://t.co/sU73JkuWRk
— Jeff Nascimento (@jnascim) November 7, 2022