Saque do FGTS; Caixa libera benefício nessas situações

Saiba como solicitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de forma rápida.



O FGTS é um fundo de seguro social obrigatório que economiza 8% do salário do trabalhador mensalmente para sustentá-lo em caso de eventualidades específicas.

Situações como doença prolongada, demissão ou compra de casa nova estão entre as permitidas para o saque do benefício. Além disso, em 2019, o governo federal liberou o saque do FGTS para todos os trabalhadores.

Essa medida econômica liberou mais de US$ 10,8 bilhões (40 bilhões de reais) na economia do país. O FGTS é financiado por contribuições feitas pelos empregadores.

O valor depositado em cada conta do FGTS (uma é criada para cada novo contrato de trabalho) só pode ser sacado pelo trabalhador em casos específicos, como demissão sem justa causa ou aposentadoria, entre outros cenários.

No governo Jair Bolsonaro foram criados casos onde a retirada desse fundo é permitida.

Uma novidade também implantada recentemente é que o saque eletrônico do FGTS agora é feito somento pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Em decorrência das restrições ao atendimento presencial impostas pela pandemia de covid-19, a CAIXA investiu em soluções tecnológicas para atendimento nos canais digitais para melhorar a experiência do cliente, de modo a proporcionar mais comodidade, segurança e agilidade às operações.

Saque do FGTS

Desemprego

Estar há três anos ininterruptos ou mais sem trabalhar com carteira assinada no Brasil permite o saque das contas do trabalhador.

Mês de aniversário

O trabalhador terá permissão para sacar apenas no mês de aniversário do titular da conta do FGTS.

Ausência de depósitos

O trabalhador tem direito ao saque se, por três anos ininterruptos ou mais o empregador não tenha mais feito depósitos. Esse caso engloba afastamentos ocorridos até 13/07/1990.

Demissão

Contratos de trabalho encerrados sem justa causa dão direito ao trabalhador a receber esse benefício, além de multa de até 40%.

Contrato temporário

Se você tem um contrato temporário de trabalho, tem direito ao saque do FGTS. Todo o procedimento é realizado pelo aplicativo FGTS.

Aposentadoria

Quando você atinge a idade para se aposentar, o saque é liberado automaticamente para todos os trabalhadores.

Se o trabalhador atender todos os requisitos da Caixa para movimentar a conta do FGTS, o dinheiro será creditado, na conta indicada pelo trabalhador, em até 15 dias úteis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário