O governo federal está convocando os beneficiários de programas sociais, incluindo o Auxílio Brasil, para fazerem o recadastramento dos dados do Cadastro Único (CadÚnico). As famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar as informações devem realizar o procedimento até a próxima sexta-feira, 11.
Leia mais: Auxílio Brasil de novembro terá valor menor para ESTE grupo
O prazo, que terminaria em outubro, foi prorrogado por mais 30 dias pelo Ministério da Cidadania. A decisão foi necessária diante das enormes filas e confusão nas portas dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), que realizam os atendimentos.
O que pode acontecer com quem não atualizar?
Dados mostram que até o mês de setembro, cerca de 263 mil famílias não haviam atualizado as informações. Caso elas não realizem o recadastramento, o benefício será suspenso. Se a suspensão permanecer por muito tempo, então é feito o bloqueio e a exclusão definitiva na sequência.
Quais os benefícios vinculados ao CadÚnico?
Além do Auxílio Brasil, o CadÚnico também funciona como porta de entrada para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, o vale-gás, o Tarifa Social de Energia Elétrica, o ID Jovem e a Carteira do Idoso.
Também entram na lista o Programa Casa Verde e Amarela, Telefone Popular, serviços assistenciais, Bolsa Estiagem, isenção no pagamento de concursos públicos, Programa Bolsa Verde, Carta Social, dentre outros.
Como é feito o recadastramento das informações?
No geral, as informações presentes no CadÚnico devem ser atualizadas a cada dois anos, ou sempre que forem feitas alterações nas informações prestadas ao governo. Para saber se precisa fazer essa revisão, o cidadão pode baixar e acessar no celular o aplicativo CadÚnico.
Se nenhuma mudança na renda ou na família tiver acontecido, basta fazer a confirmação no aplicativo. Porém, se houve alteração nesse sentido, como troca de endereço, por exemplo, então o responsável pelo cadastro deve comparecer ao Cras da cidade ou ir até um posto de atendimento para nova entrevista.