A compra do mês no supermercado tem apertado o orçamento de muitas famílias. A inflação alta e a renda curta de muitos brasileiros deixa a situação ainda pior. Para economizar de vez, saiba reconhecer alguns erros que você deve evitar na hora de fazer as compras para ser capaz de levar mais para casa, pagando menos no caixa.
Leia mais: Fim de ano apertado? 4 truques para você economizar na Ceia de Natal 2022
A boa e velha dica continua valendo porque ela é fundamental: faça uma lista antes de ir ao mercado ou à feira. Esse é o primeiro ponto para evitar as compras em excesso que vão te levar a gastar mais do que deveria.
Quais são os principais erros ao fazer as compras de mercado?
Para muitas famílias, o que dá certo é dividir a compra desses alimentos em semanas. Isso pode te ajudar a encontrar as promoções e colocar no carrinho somente o que está realmente em falta. Além disso, você reduz o desperdício!
São pequenos equívocos ao adquirir produtos e alimentos que deixam a ida ao mercado ainda mais cara. Outra falha muito comum é comprar aquilo que está fora de época. Por exemplo: quer incluir alguma fruta na sua alimentação diária? A dica é procurar aquelas que são da estação. O mesmo vale para as verduras e legumes.
São itens que saem bem mais em conta. Basta confirmar nos preços a diferença entre o quilo de cada item. Entre os erros ao fazer a sua compra do mês, o ideal é priorizar os vegetais e frutas das feiras de bairro. Além de estarem sempre mais frescas, elas tendem a ter preços mais baixos. Confira a que está mais perto da sua casa!
Evite também comprar as carnes de bandeja. Sai bem mais em conta comprar direto no açougue, pedindo o corte que você deseja. Além de economizar, elas também tendem a ser mais recentes e de maior prazo de validade. Não deixe de analisar as promoções do dia também!
Essas são algumas dicas que podem te ajudar a guardar dinheiro por economizar nas compras. Fracione ao longo do mês, faça lista e pegue o que você realmente precisa. Aos poucos você notará a diferença no seu bolso.