O Procon deu início a mais uma campanha de negociação de dívidas. A medida ocorre em parceria com outras instituições e fica disponível até o dia 30 de novembro. As negociações podem ser realizadas pela internet. Quer renegociar os débitos? Participe do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.
Leia mais: Feirão Limpa Nome volta com DESCONTOS de até 99% em dívidas
Os descontos serão ofertados para pessoas físicas que estejam com pagamentos atrasados em bancos ou instituições financeiras, contudo o débito não poderá estar ligado a bens dados como garantia em empréstimos.
As renegociações serão feitas diretamente com as empresas, de acordo com as condições estabelecidas no mutirão. A medida é uma parceria entre o Procon-PR, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central e a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON).
Caso o cidadão tenha dúvidas se está endividado com alguma financeira e queira se informar sobre a sua atual situação, basta acessar a plataforma Registrato do Banco Central. Dessa forma, será possível descobrir se há algum financiamento ou empréstimo no nome dele que está com parcelas atrasadas.
Passo a passo para negociar a dívida no mutirão
O cidadão que desejar negociar e pagar as pendências no mutirão do Procon deve seguir os passos a seguir:
- Acessar o Portal do Consumidor;
- Inserir o nome do banco ou instituição financeira;
- Realizar o cadastro;
- Selecionar “Registrar reclamação”;
- Responder as perguntas realizadas;
- No campo “Área”, selecionar “Serviços financeiros”;
- Em “Problema”, optar por “Renegociação ou parcelamento de dívida”.
Após seguir estas etapas, será necessário informar a quantia que será renegociada. Além disso, o indivíduo deverá preencher os campos “Descreva sua Reclamação” e “Descreva seu pedido” com as informações acerca da dívida e como deseja quitá-la. Por fim, precisará anexar os documentos que comprovem a situação. Basta confirmar tudo.
Ao finalizar, será preciso enviar e aguardar a resposta dada pela empresa.
Quais bancos estão participando do mutirão?
Ao todo, 13 bancos e instituições financeiras fazem parte da medida. Veja quais:
- Caixa;
- Inbursa;
- Itaú;
- Daycoval;
- Banco do Brasil;
- Banpará;
- Bradesco;
- Banco Inter;
- Senff;
- Banco Carrefour;
- Paraná Banco;
- Cetelem;
- Digimais.