Um produto indispensável para a limpeza da casa é a água sanitária. Contudo, ela não deve ser utilizada de forma despretensiosa e em qualquer tipo de superfície. Separamos algumas dicas de quando não se deve usar o produto dentro da sua casa.
Veja também: Como tirar o cheiro de água sanitária rapidamente das mãos?
Aliás, lembre-se de manter as mãos e o rosto protegidos, pois a água sanitária é tóxica para o ser humano.
Primeiramente, entenda o que é a água sanitária
A primeira coisa que precisa ficar clara na sua mente é a definição do que é a água sanitária. A solução comumente utilizada na limpeza é composta por hipoclorito de sódio, que é um derivado da mistura de água com cloro. Os produtos comuns, vendidos em mercado, costumam apresentar algo entre 2% e 2,5% apenas de hipoclorito de sódio. Embora pareça pouco, saiba que essa quantidade já é bem poderosa.
Para que a utilização da água sanitária seja feita de forma correta, o segredo está sempre na quantidade de água comum que será usada na diluição. Ainda assim, existem algumas coisas que devem ficar longe do produto. Veja abaixo alguns exemplos.
1 – Recipientes de plástico
Nunca coloque água sanitária em um potinho de plástico ou em qualquer outro objeto feito do mesmo material. Isso porque ele tende a ficar amarelado e bem desgastado com o tempo. Use apenas água e detergente para limpar esse tipo de objeto.
2 – Roupas coloridas
Se você já teve o desprazer de derrubar água sanitária na sua roupa, sabe que o resultado é irreversível. Com exceção das peças brancas, nunca utilize água sanitária diretamente nas suas vestes, pois elas perderão a cor ou ficarão completamente manchadas.
3 – Não use água sanitária na tampa dos vasos sanitários
A água sanitária deve ser utilizada para higienizar o vaso sanitário, mas não a tampa ou outras peças de plástico. Do contrário, você terá o assento manchado de modo irreversível. Da mesma forma, você não deve usar o produto na válvula de descarga ou em peças de metais.