Muitos reconhecem que para ter uma dieta saudável precisam abrir mão de determinados ingredientes. Cada escolha é importante na conquista de uma rotina equilibrada, considerando todos os nutrientes básicos. O metabolismo humano processa tudo que é ingerido, então quando há alguma mudança, os resultados podem ser perceptíveis, principalmente ao reduzir o índice glicêmico do sangue.
Veja também: Açúcar no sangue: cientistas descobrem vegetal que ajuda a reduzir
Como o seu corpo reage à falta de açúcar?
Sensação de abstinência
O consumo de açúcar aumenta a produção de dopamina rapidamente, mas ao passar alguns dias sem essa substância processada, o cérebro começa a ficar alterado. Dessa maneira, as pessoas começam a ter acessos de raiva, oscilação de humor, muito cansaço e até ansiedade, que podem ser interpretados como crises de pânico, dependendo do vício.
Perda de peso
A abstinência pode durar algumas semanas, mas passado os momentos de recaídas, os efeitos positivos começam a aparecer. Um desses benefícios é a perda de peso, dado que os alimentos ricos em açúcar são extremamente calóricos. Eliminando esse ingrediente, até a disposição para praticar atividade física melhora.
Aumenta o nível de energia
Conforme mencionado no tópico acima, não há mais um desnível no estímulo do funcionamento de determinados sistemas do organismo. Os neurotransmissores que antes eram ativados para manter o indivíduo em alerta passam a ser regulados corretamente, promovendo a melhora cognitiva.
Redução da glicemia
O controle da glicemia é importante para evitar a diabetes tipo 2 e outros problemas de disfunção hormonal. A obesidade vem sendo associada ao excesso de açúcar na alimentação, elevando os riscos cardiovasculares. Portanto, ficar longe dos doces é primordial para eliminar calorias.
Comece eliminando o açúcar aos poucos, para evitar que abstinência não afete sua relação com a comida, ocasionando uma possível compulsão. Cuidado com os seguintes nomes nas embalagens: xarope de glicose, frutose, xarope de milho e outros aditivos químicos que são até piores que sua versão refinada.