Existem dois tipos de colesterol, o HDL, considerado benéfico para o organismo e o LDL, que aumenta o triglicerídeos no sangue, elevando problemas no coração. Dessa forma, é preciso entender quais são as melhores opções com o intuito de assumir uma dieta equilibrada.
Veja também: Ficam ruins demais! 5 alimentos que NÃO podem ser feitos na airfryer
Conforme as pessoas foram aderindo à praticidade dos produtos industrializados, o consumo de ingredientes nada saudáveis aumentou, pelo excesso de gordura e açúcar dos ultraprocessados.
Como reduzir o LDL no sangue?
Não tem muito segredo quanto à manutenção da saúde física e mental, dado que a alimentação é responsável pelo bem estar humano. Praticamente todos os insumos ingeridos geram uma ação imediata e a longo prazo no metabolismo. Você não precisa viver em meio a restrição, mas realizar um planejamento alimentar pode fazer a diferença, pontuando antecipadamente quais serão as suas refeições nos próximos dias.
Quando quiser comer algo mais gorduroso, faça substituições:
- Troque o óleo de soja por óleo de girassol ou canola.
- Use mais azeite para grelhar seus alimentos.
- Coma frutas, verduras e legumes, em detrimento de opções industrializadas.
- Prepare suas refeições em casa para economizar e controlar a quantidade de açúcar, gordura e outros aditivos que não são saudáveis.
Tenha cuidado com o colesterol alto
Um exercício para pensar o quão importante deve ser a reeducação alimentar é imaginar como será o futuro: marcado pela necessidade de remédios ou satisfação com o desempenho na rotina? Altos níveis de colesterol alto podem causar doenças no coração, prejudica a circulação do sangue e diminui drasticamente a expectativa de vida, principalmente quando associado ao sedentarismo e vício em álcool, cigarros, entre outras drogas.
Alimentos que merecem atenção
Óleos refinados usados para frituras, gordura da carne e produtos industrializados costumam concentrar muito colesterol ruim. Sempre que estiver escolhendo seus alimentos, tenha cuidado com alguns ingredientes que costumam gerar dúvidas, pois entre eles estão o chocolate, peixe frito com pele, carnes à milanesa, batata frita, biscoitos, leite integral, leite condensado, queijo amarelo, creme de leite e determinados cortes de carne.