Está de volta: Caixa retoma o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Em seu último levantamento, banco anunciou que mais de 700 mil pessoas fecharam um acordo. Conheça as condições do serviço para quem é beneficiário do programa.



A Caixa Econômica Federal retornou com a oferta do empréstimo consignado Auxílio Brasil na última segunda-feira, 14. O serviço havia sido suspenso desde às 19h do dia 31 de outubro em razão de um processamento da folha de pagamento do benefício que envolve o Ministério da Cidadania, a Caixa e a Dataprev.

Leia mais: Caixa Tem mostra Auxílio Brasil de apenas R$ 240. O que está acontecendo?

Importante frisar que esta não foi a primeira suspensão da nova linha de crédito. No período entre os dias 21 e 24 de outubro, o banco também paralisou os atendimentos da modalidade sob motivo de “manutenção programada nos ambientes tecnológicos” da partes envolvidas.

Um novo balanço a respeito do número de beneficiários que contrataram o consignado do Auxílio Brasil ainda não foi divulgado. A estatal disse que fará isso no momento oportuno. Até então, o banco anunciou que mais de 700 mil pessoas já fecharam um acordo.

Como funciona o empréstimo Auxílio Brasil?

A Caixa disponibiliza a nova modalidade de crédito com juros de 3,45% ao mês, percentual próximo ao limite de 3,5% definido pelo Ministério da Cidadania. No entanto, os beneficiários podem comprometer até 40% do valor do Auxílio Brasil. Além disso, o valor da parcela mínima é de R$ 15 e o prazo máximo de duração do empréstimo de até 24 meses.

Mas é importante o cidadão se informar antes de solicitar o crédito. Segundo o Banco Central, o juro está acima do que é aplicado em outros tipos de consignados, como para trabalhadores do setor público, privado e aposentados e pensionistas do INSS. A dica é pesquisar o banco que cobra as menores taxas.

Quais bancos oferecem o empréstimo consignado?

No total, 12 instituições foram autorizadas pelo governo a operar a nova linha de crédito. São elas:

  1. Banco Agibank S/A
  2. Banco Crefisa S/A
  3. Banco Daycoval S/A
  4. Banco Pan S/A
  5. Banco Safra S/A
  6. Caixa Econômica Federal
  7. Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
  8. Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
  9. Pintos S/A Créditos (Pincred)
  10. QI Sociedade de Crédito Direto S/A (meutudo)
  11. Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  12. Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

Em suma, dos chamados “bancões”, a Caixa ainda é a única que oferece o serviço. Especialistas recomendam que as famílias façam um planejamento financeiro para evitar risco de endividamento, principalmente aquelas em situação de extrema pobreza.




Voltar ao topo

Deixe um comentário