Cada pessoa tem um paladar, então o ponto do ovo é muito particular, pois tem aqueles que preferem a gema mais firme, enquanto outros exigem uma consistência menos sólida. Esse ingrediente versátil está presente do café da manhã a janta, mostrando-se um insumo universal no preparo de massas, guarnições e até como estrela principal de um prato, devido à proteína.
Veja também: Quem tem não abre mão! TOP 4 benefícios de ter uma airfryer na cozinha
Fique atento ao tempo
O tempo é um fator crucial em qualquer receita, mas parte das pessoas acaba ignorando que preparos considerados fáceis também precisam de atenção. Dessa forma, muitos acabam compartilhando frustração, afirmando que não conseguem preparar nem sequer um simples ovo. No entanto, você vai deixar de errar, seguindo as orientações a seguir:
Coloque o ovo na panela apenas quando a água estiver fervendo
- Clara macia e gema mole – 4 minutos
- Clara firme e gema parcialmente mole – 6 minutos
- Clara firme e gema cremosa – 7 minutos
- Clara e gema firmes – entre 10 e 12 minutos
Existem diferentes tipos de ovos
Os ovos podem ser encontrados em diferentes formas de acordo com a criação das galinhas e o seu tamanho influencia no cozimento. Nesse caso, o ovo de codorna fica bem cozido em apenas 5 minutos. Contudo, observe o tamanho médio daqueles que você costuma comprar, para acrescentar alguns minutos a mais no temporizador, se for realmente preciso.
Adeque o preparo às receitas
Conforme foi dito, muitas vezes o ovo é um ingrediente de várias receitas e considerar a textura mais adequada facilita o preparo. Se você vai fazer uma salada de maionese, por exemplo, deve deixar o ovo cozinhando de 7 a 12 minutos. Se quiser um acompanhamento, atenda às preferências do seu paladar, descascando delicadamente aqueles que são feitos de 4 a 6 minutos.
Lembre-se que consumir ovo cru pode causar problemas de saúde devido à contaminação por bactérias, como a salmonella.