Aprenda a fazer um saboroso pão doce de Natal que é fácil e macio

Quando chega o final do ano, é preciso imaginar a mesa do almoço com a família, pensando nas melhores receitas e ingredientes clássicos dessa época.



O panetone é o doce mais tradicional, mas caso você queira preparar uma sobremesa por sua conta, não parece ser tão simples. Dessa maneira, comece utilizando a uva passa e outras frutas cristalizadas em pães. Essa alternativa permite que os convidados da festividade possam experimentar algo diferente, que pode ser associado a vários acompanhamentos na ceia.

Veja também: Receita de requeijão cremoso em casa igual ao do mercado; rende muito!

Uma receita simples e barata

Além de ser delicioso, o pão doce de Natal é muito mais acessível do que outros preparos convencionais. A maioria dos ingredientes as pessoas costumam ter em casa, como ovos, açúcar, óleo e leite. Sendo assim, se a ideia é economizar ou preparar pratos rápidos, não tem opção melhor, dado que o processo de sovar não está incluso na mistura da massa.

Você vai precisar de: 

  • 1 Xícara de chá de leite.
  • 3 Colheres de sopa de açúcar.
  • 2 Colheres de sopa de óleo.
  • 1 Envelope de fermento biológico seco.
  • 1 Ovo inteiro.
  • 1 Colher de chá de sal.
  • 450 g de farinha de trigo.
  • Frutas cristalizadas a gosto para o recheio.

Modo de preparo:

1º Passo: em um liquidificador, adicione o ovo, o açúcar, o leite, o fermento biológico e o sal, deixando a mistura bater durante 2 minutos até homogeneizar.

2º Passo: transfira a massa para um recipiente e enquanto adiciona farinha aos poucos, misture com uma colher de pau, até incorporar toda a farinha de trigo.

3º Passo: atente-se ao aspecto da massa que deve ficar firme, deslocando-a para uma superfície limpa e sem irregularidades.

4º Passo: termine de moldar a massa e coloque-a em uma forma redonda de 22 cm de diâmetro, untada.

5º Passo: com o auxílio de uma colher umedecida com água, distribua as uvas passas no pão, adicionando parte delas em cima.

6º Passo: leve ao forno preaquecido a 180 graus por 35 minutos e espere ficar morno para desenformar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário