A CNH Social é um programa que atende os brasileiros de baixa renda que não têm recursos para arcar com todos os investimentos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os estados oferecem um número limitado de vagas anualmente. Por isso, veja qual a previsão para o CNH Social em 2023 e como se inscrever.
Leia mais: Brasileiros podem solicitar CNH de graça em todos os Detrans do país; entenda
A CNH Social permite aos brasileiros terem acesso ao documento, 100% gratuito para quem é atendido pelo programa. Para muitos é a oportunidade única de garantir a CNH, já que os custos para a emissão do documento são altos e inviabilizam a conquista por parte de muitos brasileiros.
CNH Social 2023
Pela importância do programa, as vagas para a CNH Social se encerram muito rapidamente. Quem tem interesse em ter a carteira de motorista por meio da iniciativa não pode perder tempo.
O acesso é bastante limitado e logo quando as inscrições se iniciam, a tendência é de preencher todas as oportunidades em poucas horas ou dias.
Além disso, não são todos os estados que oferecem o programa. As inscrições são anunciadas por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.
A CNH Social é apoiada por muitos estados justamente pelo impacto que a iniciativa em na geração de emprego e renda. Com o documento, as pessoas abrem o leque de oportunidades para o mercado de trabalho, atuando como motoristas de aplicativo, motoboy e muito mais.
Por essa razão, apesar de não ser obrigatório, o programa é uma realidade em várias partes do país. Mas vale reforçar que cada unidade federativa cria a própria agenda, com o cronograma e quantidade de vagas.
Entre os requisitos para ter acesso ao programa é preciso:
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos ou estar desempregado há 1 ano ou mais;
- Ser beneficiário de algum programa social;
- Pessoas com necessidades especiais ou pessoas com deficiência;
- Estudante de rede pública;
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
Veja abaixo a relação de estados que devem abrir vagas pelo programa CNH Social em 2023:
- Acre;
- Alagoas (somente na capital Maceió);
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Pernambuco;
- Roraima.