A conta de energia está vindo cara demais? Saiba que alguns ajustes na rotina da casa podem resultar em uma considerável economia. Além de reduzir o tempo do banho quente, você pode desligar alguns eletrodomésticos durante a noite para notar a diferença nas próximas faturas. Saiba como garantir um alívio na carteira.
Leia mais: Coleta de lixo será cobrada na conta de energia? Entenda nova medida
Vamos combinar que economizar luz em casa é mais do que pensar na leveza para o bolso. É também cuidar do meio ambiente. A redução no consumo de energia elétrica é um desafio que todos devem enfrentar juntos. No seu lar, os pequenos cuidados farão toda a diferença. Veja só como.
Desligar os eletrodomésticos
É claro que em alguns casos não há saída. A geladeira, por exemplo, não pode ser desligada. Caso contrário, você pode perder muitos alimentos que devem ser refrigerados. Apesar disso, você pode desligar outros eletrodomésticos que não são usados com frequência, menos ainda durante a noite.
Se ainda não veio nenhuma ideia em mente, veja as dicas! Mas antes de tudo, tenha atenção. Tire os eletrodomésticos da tomada se não for usar. Alguns são programados para funcionar no modo stand by, ou seja, se você não tirar da tomada, pode ser que eles não fiquem realmente desligados e, por isso, a economia não acontece.
Você pode desligar os seguintes aparelhos todos os dias.
- Televisão: ela fica funcionando em stand by. Para economizar de verdade, tire da conexão elétrica;
- Aparelhos de som: muitos modelos têm leds que consomem muita energia;
- Micro-ondas: o visor com informações das horas, por exemplo, consome eletricidade. Se você está dormindo, não irá precisar deixá-lo ligado;
- Ar-condicionado: ligue horas antes de dormir, apenas para resfriar o quarto. Não é necessário deixá-lo acionado o a noite toda, a não ser em épocas em que faça muito calor.